Espetáculos, Notícias

Gumboot Dance: dança popular africana

Neste domingo (28/02), às 18h30, no Sesc Campo Limpo, em São Paulo, o grupo Gumboot Dance Brasil faz apresentação gratuita do espetáculo Yebo. Gumboot é uma dança popular com botas de borracha, criada pelos trabalhadores das minas de carvão, ouro e diamantes da África do Sul, no século XIX. Trabalhando em regime praticamente de escravidão, os nativos sul-africanos foram contratados para trabalhar nas minas em péssimas condições de existência, impossibilitados sequer de falarem entre si.

Yebo é o segundo espetáculo do Gumboot Dance Brasil e aborda a exploração, tanto das minas como dos sete povos levados para extração de minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha e a espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas.

GumbootDanceBrasil-1A batida das botas de borracha no chão das minas foi uma linguagem criada para a comunicação, já que pessoas de diversas etnias viviam confinadas. A cadência das botas e seus movimentos aos poucos evoluíram para uma dança. Segundo o coreógrafo que assina a direção do espetáculo, Rubens Oliveira, havia diversas simbologias que simplificavam essa comunicação como a saudade da família, o trem que os conduzia às minas e a própria iniciativa de se divertir por mais que estivessem em condições insalubres de trabalho. “A coerência de sons e ritmo foram amadurecendo e aos poucos transformaram a ‘comunicação das botas’ em dança”, explica o bailarino.

Com o espetáculo o grupo faz uma reflexão sobre as semelhanças entre um homem da África do Sul recrutado para trabalhar numa mina de ouro – numa situação que se assemelha ao trabalho escravo (embora legalmente não o seja) – com um homem brasileiro que sobe na carroceria de um caminhão com uma promessa de trabalho que é só uma esperança. Yebo reflete esse desejo de construir uma vida melhor, de se aventurar numa oferta ‘milagrosa’ capaz de mantê-los vivo e dar sustento aos seus.

Além do espetáculo, o grupo também irá ministrar um workshop gratuito de Gumboot Dance no mesmo dia, às 14h.

Sobre a Gumboot Dance Brasil
Criada em 2008, a partir da pesquisa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira o grupo estreou seu primeiro espetáculo em 2010. A proposta da companhia é pesquisar e difundir a técnica desta dança sul-africana. Formado por 14 bailarinos, utiliza-se de base rítmica, da percussão corporal e dos cantos como elementos centrais, assim como a constante articulação entre as riquezas culturais da África do Sul e do Brasil. Pontos de semelhança são explorados no trabalho de pesquisa, trazendo uma releitura da técnica gumboot ao contexto cultural brasileiro.

Fotos: Kelson Barros/divulgação

  • O que: espetáculo Yebo, do grupo Gumboot Dance Brasil
    Quando: 28 de fevereiro, às 18h30
    Onde: Sesc Campo Limpo
    Onde: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 Campo Limpo | São Paulo-SP
    Informações: (11) 5510-2700 | sescsp.org.br/campolimpo
Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend