Livros, Notícias

Coletânea sobre dança de salão ganha novo volume

Neste sábado (17/11), às 16h, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, espaço voltado a produção e desenvolvimento da dança carioca, acontece tarde de autógrafos e lançamento do 4º volume da coletânea de livros “200 Anos de Dança de Salão no Brasil”, organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna. A publicação traz uma série de artigos, crônicas e poesias que buscam retratar e registrar vários aspectos históricos e atuais da realidade das diversas danças de salão praticadas no Brasil. No novo volume, são coautores ao lado de Perna a jornalista e professora de dança de salão mineira Maíra Rodrigues, a coordenadora da pós-graduação em danças de salão da FAMEC-PR Gracinha Araújo, a jornalista e diretora da revista digital Dança em Pauta Keyla Barros, a dançarina e professora mineira Cristiane Pisani e o dançarino belenense especializado em tango César Cordeiro.

Sobre a importância da obra para a dança de salão e para a cultura brasileira Perna comentou à Dança em Pauta: “O registro literário de pesquisa, diferentemente do jornalístico, dá ao leitor que procura informações históricas, acadêmico ou não, facilidade e praticidade, pois para obter a parte do livro que existe na mídia ele teria que realizar grande pesquisa e ainda não teria toda informação que pode ter sido coletada em outras fontes. O livro, seja digital ou impresso, permanece por décadas e daqui uns 100 anos algum pesquisador pode ter acesso a ele e a toda compilação de informações e bibliografia que utilizou”.

Esta foto, que faz parte do 4º volume da coletânea, mostra o Clube Trianon, em São Paulo, reduto de dança da elite paulista no início do séc. 20

A tarde de autógrafos é uma das atrações programadas para o coquetel de pré-lançamento da Semana da Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro, que contará também com mesa de debates com a nova diretoria do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado e duas exposições, a dos “200 anos de ensino de dança de salão no Brasil” e a “Rio Dança”.

Sobre a Semana da Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro
Organizada pela Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do Estado (APDS), este ano o evento acontece de 18 a 25/11. Durante esse período serão realizados um total de 21 eventos, entre exposições, debates, lançamento de livros, eventos filantrópicos, espetáculos de dança, workshops e bailes. O objetivo é valorizar o segmento cultural da dança de salão. Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend