Cursos/Oficinas, Notícias

Workshop de dança contemporânea promove projeto que une dança, rock e tecnologia 3D

Nesta quarta (04/08), a bailarina Gabriela Moriondo promove um Workshop de Dança Contemporânea, online e gratuito, como parte das ações de divulgação do espetáculo “Da Ordem ao Fluxo – Uma Live Híbrida e Experimental”, criada pelo Coletivo Metassoma, do Espírito Santo. A obra trouxe um desafio incomum para a bailarina durante a pandemia: coreografar do zero um espetáculo em formato de live 3D de uma banda de rock.

“Da Ordem ao Fluxo” é um projeto da multi-instrumentista e produtora musical, Gabriela Terra que teve seu primeiro contato com a bailarina ao buscar aulas de dança em 2020. “Percebemos várias reflexões e processos análogos entre dança e música nos encontros, numa espécie de identificação. Daí surgiu o convite para integrar a equipe de Da Ordem ao Fluxo. A Gabi Terra se entregou aos exercícios de improvisação em dança de uma forma impressionante e dançou como se houvesse dançado a vida inteira. Sempre comentei com ela sobre sua inteligência corporal e criatividade. Tudo fluiu de forma tão natural”, avalia Gabriela Moriondo.

A naturalidade dos movimentos de Gabriela Terra não aconteceu sem um trabalho racional de Moriondo, que comenta ter buscado inspiração na expressão corporal da multi-instrumentista, como se os movimentos já existissem no próprio corpo de Gabi Terra. “A tecnologia de captação de movimento fez suas próprias intervenções e exigências da dança e o resultado enfim apareceu. O processo foi extremamente gratificante”, elogia a coreógrafa.

Com ensaios síncronos e virtuais, o processo se deu graças a uma metodologia elaborada em conjunto entre as duas. Por meio de reuniões online, o aprendizado corporal de Gabriela Terra foi acompanhado pelo diretor artístico, Glauber Vianna, que ajudava a imaginar os cenários que estão presentes no projeto.

Os ensaios duraram alguns meses e o resultado foi positivo na avaliação da coreógrafa: “As danças digitais com o uso da tecnologia de motion capture tem possibilitado criações incríveis e inéditas em dança. Sempre comento apaixonadamente com a equipe quando compartilhamos resultados, que quero muito continuar investigando essas possibilidades”.


O que: workshop online de Dança Contemporânea com Gabriela Moriondo
Quando: 04/08, 19h
Quanto: gratuito
Inscrição: neste link

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend