Ler, Ver e Ouvir, Vídeos Indicados

Volver: videodança aborda a ânsia dos artistas por voltar ao palco e a arte ressignificada no isolamento

Com estreia marcada para este domingo (23/05), às 20h30, no YouTube, o videodança “Volver”, do grupo Perla Flamenca, aborda o desejo dos artistas, cada vez mais forte, de “voltar” aos palcos, as aulas e a arte em geral que faz parte de suas vidas e que precisou ser adaptada para novos formatos no isolamento necessário pela pandemia. A obra apresenta corpos que cantam dançando, poesia em movimento, arte como respiro e esperança na ânsia do encontro e do compartilhar.

“Existe um paralelo entre o percurso do processo criativo do artista e o processo pelo qual passa a humanidade. Caminhamos descalços e incertos, mas seguimos sentindo, expressando e vivendo”, explica o diretor musical do grupo, Jony Gonçalves.

Ele ressalta que o Flamenco, caldeirão de culturas, continua se nutrindo e deixando-se atravessar por diferentes influências musicais. Neste sentido, o Grupo Perla Flamenca sempre enfatiza em seus trabalhos a riqueza da música latino-americana e, neste trabalho, apresenta o clássico tango argentino “Volver”, de Carlos Gardel, que também dá nome a videodança, com arranjo de Jony Gonçalves e coreografia de Miri Galeano.

Grupo Perla Flamenca em cena da videodança. | Foto: divulgação

“O isolamento da rotina atual é como o isolamento do artista quando ele mergulha no seu processo criativo. Porém, desse mergulho em que a sociedade se encontra, pode emergir um novo respiro, ressignificando assim a nossa forma de ser e estar no mundo e na arte”, comenta a bailaora e diretora do grupo Miri Galeano.

Além do casal, participam do vídeo as bailaoras Aery Koda, Ana Carolina Rossi, Chari Gonzalez Nobre, Cristina Prim, Fabiola Mann Pereira, Fernanda de Almeida Melo, Letícia Volpi, Lívia Marangoni, Maria Tereza Prado, Tânia Monteiro Brandão e o bailaor Neri Schmidt. Na percussão, participação especial de Vinícius Galeano Pereira.

O projeto foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo.


Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend