Notícias, Videodança

Videodança “Tu Maracá! – Brincantes Online” leva o universo do Maracatu para a internet

Neste sábado e domingo (03 e 04/04), às 17h, celebrando o primeiro final de semana do mês da dança, estreia no YouTube o espetáculo “Tu Maracá! – Brincantes Online”, obra fílmica que reúne música, movimentos e visualidade do Maracatu, importante manifestação cultural de Pernambuco.

Segundo o diretor do espetáculo, Ícaro Ramos, que também assina roteiro e edição, a obra é a reverberação de sua vivência com maracatus em Recife e Olinda, no período do carnaval de 2015. “Tem gente que viaja e dessa viagem se inspira pra escrever um livro ou criar uma música. No meu caso, eu criei dança. E é dança, é cinema, é música, é brincante! Tudo isso brincando online em casa. Das ruas para as casas e das casas para as telas”, comenta Ícaro.

O filme traz no elenco os intérpretes-criadores Aline Moreira, Guilherme Silva, Heloisa Maria, Iago Gomes, Ícaro Ramos, Marcos Ferreira, Natália Silva, Rhayman Silva e Ruan Wills. Suellen Massena assina o figurino e Leonardo Santos a assistência de direção. Produção de Guego Anunciação e Nanda Rachell como assistente.

Para respeitar as medidas de distanciamento social, as gravações aconteceram separadamente, cada intérprete-criador em um dia, na Casa de Cultura Somovimento, em Salvador-BA. Os ensaios também aconteceram à distância, com cada integrante em sua residência.

Ícaro ressalta os desafios de produzir virtualmente como a qualidade de conexão da internet e o consequente delay (atraso) que dificulta sincronizar movimento e música: “O não-contato físico é outro fator que compromete a criação artística. Os corpos agora são pixels e a energia trocada é chamada de wi-fi”.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


O que: videodança “Tu Maracá! – Brincantes Online”
Quando: 03 e 04/04, às 17h
Onde: YouTube
Mais informações: instagram.com/tu_maraca

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend