Notícias, Videodança

Videodança tem performance de bailarinos brasileiros e coreografia de artista eslocava

Nesta quarta (19/05), às 17h, na plataforma Zoom, será feito um bate-papo de lançamento da videodança “SYNC”, com performance dos bailarinos capixabas Gabriela Moriondo e Maicom Souza e coreografia da artista eslovaca Eva Urbanová. O vídeo será lançado no YouTube às 18h. A obra faz parte do projeto de residência “Intercâmbio Virtual”, fruto da Lei Aldir Blanc, da Secult do Espírito Santo. O bate-papo será mediado por Flávia Dalla, advogada, produtora e curadora.

Numa obra híbrida, multilinguagem, SYNC é a convergência da dança, do cinema e da música, em uma construção coletiva que é fruto da reunião por meio da arte. A persistência da arte em épocas insalubres.

Durante a residência com a bailarina e coreógrafa Eva Urbanová, a partir de estudos de intenções de movimento e de improvisação surgiu a dança, que sincroniza experiências a partir da dança contemporânea. No processo de montagem, a eslovaca propôs a enunciação do que é latente nos dançarinos, que representassem pelo movimento as essências de seu ser, o que os move.

Os bailarinos Maicom Souza e Gabriela Moriondo em videoconferência com a coreógrafa eslovaca Eva Urbanová. | Foto: Bernardo Firme

“Trabalhamos a partir de estímulos como a palavra, a vibração, o volume, a intenção de cada movimento, buscando potência e detalhamento. A coreografia de SYNC, a videodança, veio surgindo naturalmente desta constante criação e transformação de movimento. Até que, em certo momento, começamos a pensar no que acontecia com os nossos movimentos a partir da presença e da observação do outro”, conta Gabriela Moriondo.

A direção de filmagem foi de Daiana Rocha, com Alexander S. Buck como cinegrafista, ambos trabalharam também na edição do Intercâmbio Virtual. A correção de cor foi realizada por Alexander S. Buck, com iluminação de Léia Rodrigues. O design gráfico é de Luís Felipe Roriz Stein, com foto still de Bernardo Firme. A trilha sonora original é de Eriberto de Carvalho, com produção executiva de Gabriela Moriondo. A residência aconteceu no Reverence Studio de Dança, em Vitória (ES).

O Intercâmbio Virtual é uma realização da Bule Estúdio Criativo, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O espetáculo Intercâmbio Virtual é um projeto aprovado no Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmios Artes Integradas. Edital de Seleção de Projetos Lei Aldir Blanc 2020.


O que: bate-papo e lançamento da videodança “SYNC”
Quando: 19/05
17h- bate-papo – Zoom
18h- lançamento – YouTube

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend