Notícias, Videodança

Videodança Serafina faz viagem pelos seres encantados das águas e florestas do Pará

Estreia neste domingo (04/04), às 19h, com transmissões agendadas até 04/05, o videodança Serafina, do Núcleo BPI, de São Paulo, contando com audiodescrição e interpretação em libras. A obra foi desenvolvida com base em alegoria do imaginário paraense, histórias e corporificações dos seres encantados que habitam as águas e florestas e que se manifestam de diferentes maneiras. O projeto, que iniciou em fevereiro de 2020, foi inicialmente pensado para uma apresentação solo presencial, que acabou se tornando o videodança, como consequência da pandemia.

O processo de criação reuniu, durante quinze dias, na região de Santarém, no Pará, a equipe formada pela bailarina Larissa Turtelli, a diretora Graziela Rodrigues, o músico José Augusto Mannis e a produtora Mariana Floriano. O trabalho foi desenvolvido dentro do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), um processo de pesquisa, de criação e de ensino em dança desenvolvido por Graziela Rodrigues desde 1980.

A partir de intensos ensaios online, Graziela e Larissa criaram o roteiro do trabalho, que traz os vários corpos e estados de corpo de Serafina, como o barco largo e o vazio, a saga de criar novos corpos a partir daquilo que restou, o canto, a dança e a festa, assim como a luta e as forças femininas que vêm dos primórdios e continuam nos dias de hoje.

“A personagem Serafina permite que a gente veja um plano sutil que expressa a força do coletivo, a ligação com a natureza e uma luta incessante para sobreviver, com capacidade de acolhimento e de festa, mesmo diante de dificuldades”, comenta Larissa.

Além do vídeo dança, o projeto também inclui uma série de bate-papos sobre o processo de criação da peça e oficinas de dança no Zoom em parceria com o Teatro Flávio Império, de São Paulo, e com o Teatro Popular de Comédia, de Ribeirão Preto.

As ações são resultantes do projeto “Tornar Visível: Encantarias”, aprovado no edital nº 03/2019 – Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Dança no Estado de São Paulo do Programa de Ação Cultural (ProAC).


O que: videodança Serafina + bate-papos e oficinas
Quando: 04/04 a 04/05
Quanto: gratuito
Programação/Informações: www.bailarino-pesquisador-interprete.com

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend