Notícias, Videodança

Videodança se baseia em haicais para apresentar o retorno do corpo ao ritmo da natureza

Neste sábado (27/06), estreia a videodança “Quando todas as folhas caem”, obra inédita de Ciça Ohno, com colaboração do núcleo Fu Bu Myo In, que marca a celebração dos 30 anos de sua trajetória cênica autoral. Mergulho profundo no conceito de impermanência, retratando no corpo as mudanças das estações, o trabalho se baseia nos haicais do livro homônimo de autoria da artista, contemplado no edital ProAC Primeira Publicação de Livro/2011.

Em diálogo entre a arte performativa e prática meditativa que tomam o corpo como campo de investigação, as performances tentam contextualizar a noção de impermanência dentro de uma compreensão mais ampla de “caminho” e apreciar o tema da “morte-renascimento” de diferentes perspectivas.

Criadas e filmadas nos vários ambientes do jardim da Casa do Vento, que é sede da companhia projetada por Toshi Tanaka, com a proposta
de promover a relação do homem com a natureza, as performances integram o haicai, a caligrafia sho, figurino, voz, movimento e cerâmicas concebidas pela própria artista, resultando numa poética performance-haicai. Para Ciça Ohno, ‘Quando todas as folhas caem’ é o retorno do corpo ao ritmo da natureza.

Além da videodança, o projeto também promove no dia 02/04, às 18h, o encontro aberto Contemplação da impermanência no corpo – diálogos entre as artes performativas e budismo, com Cassiano Quilici, professor no Instituto de Artes da Unicamp e pesquisador que já praticou do-ho, em três horas de palestra e exercícios práticos.

Quando todas as folhas caem é parte de projeto contemplado no edital ProAC 03/ 2019 – Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Dança no Estado de São Paulo, e conta com o apoio institucional da Fundação Japão.


O que: espetáculo Quando todas as folhas caem | Ciça Ohno
Quando: 27 e 28/03, 03 e 04/04 | sáb – 16h e 20h / dom – 8h e 20h
Onde: linktr.ee/JardimdosVentos

O que: Encontro aberto “Contemplação da impermanência no corpo – diálogos entre as artes performativas e budismo” | Cassiano Quilici
Quando: 02/04, às 18h
Onde: linktr.ee/JardimdosVentos

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend