Notícias, Videodança

Tsunami: Balé Jovem de Salvador aborda realidade e filosofia sobre a Água

Estreia nesta quarta (21/04), com temporada virtual até 30/04, o videodança “Tsunami”, do Balé Jovem de Salvador (BJS). A obra parte da temática da Água, sua relação com a pandemia, e os muitos questionamentos sobre a realidade e a filosofia que este elemento remete.

“A água sempre encontra um caminho para seguir o seu fluxo. A água tem essa alta capacidade de adaptação, de contornar obstáculos e seguir. De ser suave e fluida, mas também de ser potência, força, Tsunami”.

A obra é resultado do diálogo de três linguagens: dança, música e artes visuais. A proposta é fruto do workshop desenvolvido por Clara Boa Sorte e os bailarinos do BJS, de julho a setembro de 2020, através de videoconferências, com uma abordagem da dança focada na escuta dos movimentos e fluxos energéticos internos de cada pessoa, embasado em técnicas já estabelecidas de dança contemporânea, principalmente Release Technique e ferramentas de improvisação em dança. A partir do estabelecimento dessa escuta e colaboração surgiu a inspiração e o desejo de construir este videodança.

A criação e direção é de Clara Boa Sorte, tendo como co-criadores os bailarinos do BJS: Gabriel Sanches, Luiza Agra, Luiza Tavares, Paola Vasquez e Rafa Souza, além de artistas baianas convidadas. A trilha sonora original é de Suyá Nascimento, arte gráfica de Luana Vellame, edição de Julia Saba e captação de Matheus Pirajá.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


O que: videodança Tsunami | Balé Jovem de Salvador
Quando: 21 a 25/04
Onde:
21 a 25/04 – YouTube Teatro Castro Alves
26 a 30/04 – YouTube do Balé Jovem de Salvador

Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend