Espetáculos/Shows, Notícias

Tropeirismo é tema de solo de Ivan Bernardelli no “Em Casa com Sesc”

Nesta quinta (08/04), o diretor e bailarino Ivan Bernardelli, da Cia Dual, apresenta o solo “Tropeiro”. Baseado nas danças desenvolvidas no tropeirismo – cultura de cavaleiros que conduziam tropas de bois, cavalos e mulas pelos extensos territórios do Brasil e da bacia do Rio da Prata -, o espetáculo visita as memórias dos corpos nômades que, após longas jornadas, em suas pausas, dançavam.

A proposta é observar um momento solitário de descanso em que o peão tropeiro dança, à luz do fogo, desafiando a si mesmo. A trilha sonora do espetáculo, baseada nas melodias das modas de viola e nos acentos rítmicos do catira, foi criada pelo compositor e violeiro Domingos de Salvi. Após a exibição, acontece um bate-papo com Ivan Bernardelli e Sônia Nanci Paes e Álvaro Augusto Antunes de Assis, integrantes do Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo.

Sobre Ivan Bernardelli
Bailarino e diretor da Cia Dual, desenvolve espetáculos e conduz processos artísticos a partir de mitologias e fenômenos históricos relacionados à cultura brasileira. Há quinze anos investiga as bases técnicas e estruturais das danças desenvolvidas no Brasil ao longo dos séculos, em relação aos contextos culturais, sociais e filosóficos em que se desenvolvem, propondo transposições e releituras por meio das estéticas contemporâneas. Além da Dual, dirigiu espetáculos para a Companhia de Danças de Diadema (SP), a Cia. Sansacroma (SP), o Coletivo Trippé (PE) e para o Grupo Experimental, de Recife (PE). Como bailarino, integrou elencos como o do Balé Folclórico de São Paulo, da Companhia de Danças de Diadema, da Cia. Siameses e da Cie. À Fleur de Peau (França).

Sobre a Cia Dual
Em 2019, foi premiada pelo Festival de Teatro de Guaranésia (FETEG-MG). Recebeu, entre outros, o Prêmio Arte e Inclusão 2018 e o Prêmio Brasil Criativo 2016. Foi indicada ao APCA 2020, APCA 2017 e Prêmio Bravo! 2017.


O que: espetáculo “Tropeirismo”, com Ivan Bernardelli, da Cia Dual | ‘Em Casa com Sesc’
Quando: 08/04, às 19h
Onde: youtube.com/sescsp | instagram.com/sescaovivo
Quanto: gratuito

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend