Espetáculos, Notícias

TMRJ comemora 112 anos com apresentação de três obras clássicas em uma Gala de Ballet

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ), um dos mais importantes do país, completa 112 anos de vida e, para comemorar a data junto ao público, foi elaborada uma programação especial e online. No dia 13/04, será apresentada uma Gala de Ballet, que contará com a apresentação de trechos de três espetáculos alegres coreografados por Marius Petipa: Paquita Grand Pas Classique, Animated Frescoes e O Corsário Grand Pas de Deux.

Paquita Grand Pas Classique será apresentada pela Cia de Ballet da Escola Maria Olenewa. A obra é um importante balé do repertório clássico internacional que se apresentou pela primeira vez, exatamente pelo Paris Opera Ballet, a Companhia de Ballet da Ópera de Paris, que serviu de inspiração para a construção do TMRJ. Esta peça, que conta uma história de amor entre uma cigana e o filho de um Conde, fez sucesso pelas suas alegres danças espanholas e mostrará uma divertida abertura das apresentações da noite.

Cena de Paquita Grand Pas Classique com a Cia de Ballet da Escola Maria Olenewa. | Foto: Igor Corrêa/Verus Films

Já Animated Frescoes, ganhará vida com os bailarinos do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Trata-se de uma inclusão coreográfica de Petipa com música de Riccardo Drigo à trilha original de Pugni ao balé Little Humpbacked Horse que tinha coreografia original de Arthur Saint-Léon. A história é baseada em um conto de fadas sobre um tolo que com a ajuda de um cavalo mágico, derrota um malvado Khan e ganha a mão da donzela.

Por fim a obra O Corsário, estreado em 1856, também pelo Ballet da Ópera de Paris, será representada pelos primeiros bailarinos do TMRJ, Claudia Mota e Cícero Gomes. O espetáculo conta a história de Medora, uma escrava, e de Conrado, líder dos corsários, que se apaixonam à primeira vista. Porém, ao ver sua amada ser sequestrada, Conrado jura resgatá-la.


O que: Gala Ballet 112 anos do TMRJ
Quando: 13/07, às 18h
Onde: youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend