Espetáculos, Notícias

Theatro Municipal do Rio de Janeiro reabre com clássicos do ballet e entrada gratuita

Nesta quinta (28/10), um ano e sete meses depois do fechamento por conta da pandemia, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ) reabre em grande estilo com duas obras clássicas de ballet inseridas no programa “Theatro Municipal de Portas Abertas” que vai disponibilizar sessões gratuitas para a população até 31/10.

Serão duas obras-primas do balé clássico: Paquita, com música de Ludwig Minkus e coreografia de Marius Petipa, do qual será apresentada uma abertura com as alunas da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa do TMRJ, Des Enfants, e o famoso Grand Pas Classique; e Noite de Walpurgis, originalmente da ópera Fausto, com música de Charles Gounod e coreografia de Leonid Lavrovsky, apresentada pelo elenco do Ballet do TMRJ.

“Imprescindível retomarmos nossos espetáculos para, acima de tudo, preservarmos a possibilidade de nossos jovens talentos seguirem suas carreiras já bastante prejudicadas pelo momento de tantas incertezas que vivenciamos”, ressalta Hélio Bejani, diretor da EEDMO e Regente Interino do Ballet do TMRJ.

Durante esta fase em que o TMRJ não pôde receber o público, também foi essencial manter a parceria com os Patrocinadores Ouro, Petrobras e Instituto Cultural Vale que seguiram ao lado do Theatro Municipal do Rio de Janeiro ao longo de todos esses meses em que ficou fechado.

“É um orgulho muito grande poder compartilhar com a população fluminense esse momento tão importante para a cultura! Reabrir as portas do Theatro Municipal, ainda mais de forma gratuita e depois desse longo hiato, é um marco importantíssimo para nossa história. Contamos com a presença de todos!”, ressalta a Presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Clara Paulino.

Sobre as obras

PAQUITA
Balé em dois atos produzido pela primeira vez em 1846 na Opéra de Paris, com música de Édouard Deldevez e coreografia de Joseph Mazilier. Em 1847 foi montado no Bolshoi de São Petersburgo por Pierre Frédéric Malevergne e Marius Petipa, em sua estreia russa, na qual participou também como bailarino. Mas foi na remontagem de 1882 que Petipa, com o auxílio de Ludwig Minkus, criou as passagens mais famosas do balé: o Pas de Trois, a Mazurka des Enfants e o Grand Pas Classique. O balé é ambientado na Espanha durante a ocupação de Napoleão. Conta a história de uma cigana que salva a vida de um oficial francês que por ela se apaixona.

Cena de Paquita Grand Pas Classique. | Foto: Igor Corrêa

NOITE DE WALPURGIS
Ballet de um ato, é uma das cenas mais marcantes da ópera de Charles Gounod “Fausto”. Executada separadamente é considerada uma das obras–primas da dança mundial. Gounod criou uma música excepcionalmente colorida e rica para esta coreografia. A cena da ópera “Noite de Walpurgis” é celebrada no Monte Broken, reino de Mefistófeles (Pan), quando ele procura desviar os pensamentos de Fausto e Marguerite, convidando-os a desfrutar de todos os benefícios da vida terrena. Fausto vende a alma a Pan (diabo) em troca da imortalidade. Pan começa a mostrar a Fausto os prazeres da vida. Com esse intuito leva-o ao monte Broken, local onde é celebrado um culto à sensualidade e ao erotismo. Acontece por lá uma orgia, onde faunos e bacantes (mulheres adoradoras do Deus Bákkhos) dançam sensualmente. Ameniza o ambiente a presença das Três Graças, que simbolizam o amor espiritual, casto. E o ballet termina numa dança vertiginosa, um bacanal.

Cena de Noite de Walpurgis com a primeira bailarina do TMRJ, Márcia Jaqueline. Foto: Igor Corrêa

O que: Theatro Municipal de Portas Abertas
Apresentação de “Paquita Grand Pas Classique” e “Noite de Walpurgis”
Quando: 28 e 29/10, 19h | 30 e 31/10, às 16h
Onde: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/ nº – Cinelândia | Rio de Janeiro-RJ
Quanto: gratuito
*serão autorizados quatro ingressos por CPF
*retirada de ingressos no dia da apresentação a partir das 10h
Informações: theatromunicipal.rj.gov.br

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend