Espetáculos, Notícias

SPCD retoma Temporada 2021 presencial com estreia do clássico ‘Giselle – Ato II’ e da premiada ‘Agora’

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) retoma sua Temporada 2021, intitulada de Tempo da Travessia, no Teatro Sérgio Cardoso, considerado tradicional palco das temporadas da cia na capital paulista. Entre os dias 24 e 26/09, será possível conferir a estreia do clássico ‘Giselle – Ato II’, com remontagem de Lars Van Cauwenbergh, e ‘Agora’, de Cassi Abranches. Ambos os coreógrafos tem trajetórias intrinsecamente ligadas à SPCD.

Lars, que também é professor da Companhia, assinou A Morte do Cisne, em 2019, para a SPCD. Nesta temporada lança ‘Giselle – Ato II’, inspirada livremente no original de 1841 de Jules Perrot (1810-1892) e Jean Coralli (1779-1854). Apontada por estudiosos como o ápice do romantismo na dança clássica, Giselle vem recebendo inúmeras releituras ao longo dos séculos e agora chega ao repertório da São Paulo com cenário original de Vera Hamburger, que incorpora imagens de florestas brasileiras retratadas por Debret, De Clarac, Von Martius e Cássio Vasconcellos. A iluminação é assinada por Wagner Freire, enquanto os figurinos são de autoria de Marilda Fontes.

A temporada se encerra com a premiada ‘Agora’. Eleita como melhor coreografia de 2019 pelo júri do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), a obra tem trilha original de Sebastian Piracés, iluminação de Gabriel Pederneiras e figurinos de Janaína Castro. Ela se soma a outras três criadas pela coreógrafa Cassi Abranches para o repertório da Companhia, que inclui ainda Gen (2014), o segundo ato de Schumann ou Os Amores do Poeta (2018) e Respiro (2020).

Bailarinos da SPCD em cena de Agora, de Cassi Abranches. | Foto: Silvia Machado.

“Nesta nova fase da Temporada 2021, continuamos a nos cuidar para levar a dança a todos os seus públicos. Este programa é um convite para cada um viajar pelas suas emoções, seja através da força do coletivo e da delicadeza presentes em Giselle – Ato II ou da pulsação e da energia marcantes de Agora. Seguimos ativos para, junto do público, celebrarmos a vida e a arte”, explica Inês Bogéa, diretora executiva e artística da São Paulo Companhia de Dança.

O público de casa também poderá conferir a temporada no ambiente virtual. Nos dias 02 e 03/10, as apresentações serão transmitidas gratuitamente no canal da SPCD no YouTube e na plataforma Cultura em Casa com acessibilidade para pessoas com deficiência visual via opção de faixa com audiodescrição para Giselle – Ato II. As sessões acontecem às 20h (sábado) e 17h (domingo), com elencos distintos em cada dia, e não ficarão disponíveis posteriormente.

Um mergulho nas obras

Aos que desejam mergulhar no universo dessas criações, haverá palestra virtuais de mediação sobre o programa. Conduzida por Inês Bogéa, ela reúne artistas envolvidos nas obras e acontece de forma virtual, no dia 16/06 de setembro, às 19h, no canal da SPCD no YouTube e na plataforma Cultura em Casa. A palestra terá reprise nas mesmas plataformas 1 hora antes dos espetáculos presenciais e das apresentações virtuais. No dia 29/09, haverá ainda duas exibições on-line gratuitas de Giselle – Ato II com mediação específica para estudantes e pessoas da terceira idade. As sessões acontecem às 10h e às 15h no canal da SPCD no YouTube e na plataforma Cultura em Casa.

Os espetáculos seguem os protocolos governamentais de enfrentamento à Covid-19. Quem adquiriu ingressos avulsos para as apresentações previstas para o período de 24 a 27 de junho e não pediu estorno terá seus assentos automaticamente transferidos para as novas sessões.


O que: São Paulo Companhia de Dança | Temporada 2021
– estreia de Giselle – Ato II, remontagem de Lars Van Cauwenbergh;
– Agora, de Cassi Abranches
Quando: 24/09, às 20h | 25/09, às 16h e 20h | 26/09, às 17h
Onde: Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista | São Paulo-SP
Quanto: R$ 45 (balcão/inteira) e R$ 70 (plateia/inteira)
Ingressos: www.sympla.com.br

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend