Cinema e TV, Ler, Ver e Ouvir

SPCD no Museu: websérie de dança celebra os 100 dias para reabertura do Museu do Ipiranga

Nesta segunda (30/05), na TV Cultura, ao final do Jornal da Cultura, marcando a contagem regressiva de 100 dias para a reabertura do Museu do Ipiranga, na capital paulista, serão lançadas duas produções audiovisuais, uma com a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) e outra com a Brasil Jazz Sinfônica, ambas gravadas no interior do prédio fechado para reforma.

Enquanto a orquestra faz uma releitura do Hino Nacional da Independência, composto por Dom Pedro I, trazendo os sons do canteiro de obras para o arranjo e contrapondo as imagens dos músicos com os operários, a SPCD traz o primeiro de cinco episódios que compõem uma websérie com cinco coreografias que exploram a arquitetura do edifício histórico. Os vídeos estarão disponíveis nas redes sociais do Museu do Ipiranga, além dos perfis das instituições parceiras.

“É uma alegria para o Museu do Ipiranga, que passa por uma fase de renovação, essa parceria com dois grupos artísticos de extrema relevância para o nosso cenário cultural. Em ambas as instituições, é notório o amor pela cultura, pela arte e pela história de nosso país. Este encontro, portanto, nos parece a oportunidade perfeita para, juntos, exaltarmos esses valores”, comenta a diretora do Museu do Ipiranga, Rosaria Ono.

Bailarinas em cena de episódio da webserie SPCD no Museu. | Foto: Charles Lima.

Representando a dança nesta celebração a cultura, a SPCD preparou a webserie SPCD no Museu. A produção dá pistas do que o público poderá vivenciar com reinauguração desse espaço, a partir de setembro de 2022, por meio de cinco videodanças que propõem um novo olhar para a arquitetura desse importante marco da cidade de São Paulo. Entre maio e setembro de 2022, irão ao ar cinco episódios nos quais bailarinos da Companhia habitarão diferentes locais do Museu, como varandas, corredores e fachadas, além do Salão Nobre.

Concebidos e dirigidos por Inês Bogéa, os episódios têm codireção e edição de vídeo de Alexandre Cruz e trilha sonora original de André Mehmari. Cada um deles tem coreografia assinada por diferentes artistas da São Paulo Companhia de Dança – André Grippi, Beatriz Hack, Letícia Forattini, Matheus Queiroz, Ammanda Rosa e Nielson Souza – e foram produzidos como parte do Programa de Desenvolvimento das Habilidades Futuras do Artista da Dança (PDH), criado e mantido pela SPCD para estimular o contato de bailarinos e ensaiadores com outras atividades dentro da cadeia produtiva da dança.

Bailarinos em cena de episódio da webserie SPCD no Museu. | Foto: Charles Lima.

“Um dos compromissos constantes da São Paulo Companhia de Dança é difundir a arte da dança para todos os públicos. Na websérie SPCD no Museu, apresentamos um novo olhar para a arquitetura e as obras de um lugar fundamental do nosso patrimônio histórico. Ao reinventar, descobrir e experimentar novos movimentos no Museu do Ipiranga, queremos instigar as pessoas a redescobrirem este espaço singular da cidade meses antes de sua reinauguração”, afirma Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.

Sobre o Museu do Ipiranga-USP
O Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, e seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). O Museu está fechado desde 2013. As obras se iniciaram em outubro de 2019 e a expectativa é que o museu seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil.

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.


O que: estreia da webserie SPCD no Museu | 100 dias para reabertura do Museu do Ipiranga
Quando: 30/05
Onde: TV Cultura, após o Jornal da Cultura
*após estreia os vídeos estarão disponíveis nas redes sociais do Museu e da SPCD
Quanto: gratuito

Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend