Cursos/Oficinas, Espetáculos, Notícias

SPCD leva espetáculo e atividades educativas para a cidade de Salto, interior paulista

Nos dia 25 e 26/02, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) volta ao interior paulista para duas apresentações presenciais em Salto com entrada franca. Esta é a quarta passagem da SPCD pela cidade, e a programação inclui ainda atividades como Oficina de Dança e Palestra, todas gratuitas.

As apresentações abrem com Trick Cell Play, obra do coreógrafo canadense Édouard Lock. Em uma produção da Associação Pró-Dança em coprodução com o Festival Movimentos de Wolfsburg, na Alemanha, a obra tem como trilha sonora uma composição original de Gavin Bryars inspirada em trechos de óperas icônicas da era romântica, reveladas de forma descontruída. Esta será a primeira vez que a Trick Cell Play é reencenada no Brasil desde a sua estreia em 2019.

Na sequência, os bailarinos apresentam o Pas de Deux de Esmeralda, em versão de Duda Braz a partir da obra de Marius Petipa (1818-1910). Inspirado no livro Notre-Dame de Paris (também conhecido como O Corcunda de Notre Dame), escrito em 1831 por Victor Hugo (1802-1885), este duo apresenta Esmeralda e Phoebus comemorando a liberdade e a possibilidade de viverem juntos esse amor.

Cena de Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita com colaboração de Rodrigo de Castro. | Foto: Wilian Aguiar.

O encerramento fica por conta de Mamihlapinatapai, criação original de Jomar Mesquita com colaboração de Rodrigo de Castro que parte de elementos descontruídos da dança de salão para contar, na cena da dança contemporânea, os caminhos e descaminhos da relação de amor entre homens e mulheres. O título da obra vem do termo homônimo da língua yaghan que significa “um olhar compartilhado por duas pessoas, cada uma desejando que a outra tome uma iniciativa para que algo aconteça, porém, nenhuma delas age”.

“Que felicidade é voltar a Salto, que sempre recepciona com muito carinho os artistas da Companhia. Para esta quarta passagem da SPCD pela cidade, preparei um programa que une obras clássicas e contemporâneas, explorando diferentes facetas da dança, com um repertório que tem encantado também plateias internacionais. É a dança feita no Estado de São Paulo se fazendo presente em diversos palcos”, afirma a diretora artística e executiva da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa.

Atividades Educativas

A SPCD irá realizar ainda em Salto duas atividades educativas gratuitas. No sábado (26/02), acontece uma oficina prática de dança contemporânea, conduzida pelo gerente de ensaio Milton Coatti, que terá como foco obras do repertório da Companhia. Voltado para jovens e adultos acima de 16 anos com nível técnico intermediário em dança contemporânea, o encontro tem vagas limitadas.

No mesmo dia, a diretora da SPCD, Inês Bogéa, ministra palestra sobre o programa que será apresentado na cidade. A ação acontece antes do início do espetáculo e podem participar todos que já tiverem retirado o ingresso para a noite na bilheteria do Teatro Municipal.

As apresentações e as atividades educativas em Salto acontecem via parceria institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Salto e têm realização da Associação Pró-Dança/São Paulo Companhia de Dança e Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


O que: espetáculo da SPCD em Salto
Quando: 25/02, às 20h e 26/02, às 19h30
Onde: Teatro Municipal – Sala Palma de Ouro
Rua Prudente de Moraes, 580 | Salto-SP
Quanto: gratuito
Ingressos: retirada 1h antes dos espetáculos, na bilheteria.

O que: Oficina Repertório em Movimento, com Milton Coatti
Quando: 26/02, 10h
Onde: Sala Giuseppe Verdi – Teatro Verdi
Rua José Galvão, 104 | Salto-SP
Quanto: inscrições gratuitas via Secretaria de Cultura de Salto pelo e-mail cultura@salto.sp.gov.br

O que: Palestra Repertório SPCD, com Inês Bogéa
Quando: 26/02, 19h
Onde: Teatro Municipal – Sala Palma de Ouro
Rua Prudente de Moraes, 580 | Salto-SP
Quanto: inscrições gratuitas na bilheteria no Teatro

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend