Espetáculos/Shows, Notícias

SPCD celebra Dia da Dança com 24h de transmissão de performances de artistas pelo mundo

Neste Dia Internacional da Dança (29/04), a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) convidou bailarinos de todos os cantos do país e do mundo para uma maratona que ocupará o canal da Companhia no YouTube com transmissão ininterrupta durante 24 horas. A ideia é celebrar a força e a resiliência dos bailarinos, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia.

A programação se completa com a estreia de Madrugada, criação inédita de Antonio Gomes para a Companhia. A obra será apresentada ao vivo, diretamente do palco do Theatro São Pedro, sem público presencial, em transmissão gratuita, às 18 horas, no canal do teatro no YouTube.

Para a ação do Dia da Dança, mais de 800 pessoas de todas as 5 regiões do país e de 15 países como Alemanha, Vietnã, Suíça e Japão se uniram aos bailarinos da São Paulo. Estudantes, amantes da dança e companhias profissionais responderam a um convite aberto da SPCD e enviaram vídeos com performances nos mais diferentes estilos em cenários que vão desde a caixa preta do teatro ao ambiente doméstico, passando por estúdios, praças, parques e outros espaços urbanos. Quasar Cia de Dança, Focus Cia de Dança, Cia de Danças de Diadema, Phalibis Cia Jovem, Mimulus Cia de Dança, Intuição Cia de Dança, Sopro Cia de Dança, Grupo Raça, Cia de Frevo do Recife, Grupo Primeiro Ato, Grupo Tablado e Cia Alpha Dance são alguns dos grupos presentes na ação.

Bailarinos da SPCD em cena de Madrugada, nova obra da cia paulista. | Foto: Charles Lima

Todo o material recebido foi editado pela equipe da Companhia com uma trilha sonora original de curadoria do compositor André Mehmari que ressalta as diversas plasticidades das coreografias em um diálogo entre essas duas artes a partir das conexões de quem vê. O resultado é um espetáculo de 8 horas de duração que atesta a diversidade e a potência da dança em qualquer vertente, seja ela balé clássico, dança contemporânea, flamenco, dança do ventre, jazz ou danças populares, entre outras.

Essa maratona do Dia da Dança será transmitida três vezes, com exibições começando à 00h01, às 8h01 e às 16h01 (horário de Brasília). A qualquer hora do dia, sempre que acessar o canal da SPCD no YouTube, o público poderá entrar em contato com uma performance diferente independentemente do fuso horário em que estiver e fazer parte de uma conexão global para celebrar o poder transformador da dança.

“No Dia Internacional da Dança, queremos mostrar a beleza e a vibração dessa arte que nos move e sua capacidade de se adaptar a qualquer contexto. Agradeço a todos que aceitaram partilhar seus momentos de criatividade, afeto e paixão por meio dos vídeos enviados para esta grande comemoração, que terá ainda a estreia de Madrugada em uma temporada digital realizada com todos os cuidados para garantir a segurança dos bailarinos e dos músicos. É lindo perceber como, a partir da dança, podemos estar juntos de muitas formas”, afirma Inês Bogéa, diretora artística e executiva da São Paulo Companhia de Dança.

Os espetáculos ocorrem via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Itaú, apoio de CDF e realização da Associação Pró-Dança/São Paulo Companhia de Dança, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Secretaria Especial da Cultura (Ministério do Turismo, Governo Federal).


O que: Dia Internacional da Dança com a SPCD
Quando: 29/04 | Exibições 0h01, 8h01 e 16h01
Quanto: Gratuito
Onde: Transmissão no canal da SPCD no YouTube

O que: São Paulo Companhia de Dança e Orquestra do Theatro São Pedro
Programa: Grand Pas de Deux de Dom Quixote, versão de Duda Braz; Quarteto de Cordas nº 1, de Heitor Villa-Lobos; Estreia de Madrugada, de Antonio Gomes
Quando: 29/04, às 18h
Quanto: Gratuito
Onde: YouTube do Theatro São Pedro

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend