Cinema e TV, Ler, Ver e Ouvir

SescTV exibe série ‘Singularidades na Dança’ na programação de fevereiro

O SescTV exibe entre os dias 04 e 25/02, toda sexta, às 23h, a série “Singularidades na Dança”, com quatro documentários inéditos no canal, que retratam as várias formas da dança no Brasil: Marambiré, Olhando Para as Estrelas, Na Dança! Doc e Danças Negras. Os filmes também estão disponíveis em streaming no site do SescTV.

Confira as sinopses:

MARAMBIRÉ

Segundo o historiador Eurípedes Funes, a palavra Marambiré é originária das regiões do Congo e Angola. “Maramba quer dizer companheiros e aiuê quer dizer festa. As duas palavras dão essa sonoridade que entendemos por Marambiré”, explica o estudioso. A festa de origem africana é celebrada através de danças religiosas praticadas antigamente por negros escravizados, nos quilombos, em agradecimento pela liberdade, ao plantio e aos resultados da colheita.

Acolhida pelo sincretismo e santos da igreja católica, a dança, formada por rainhas e reis do Congo, homenageia São Benedito e faz referências a outros santos. Um dos pontos altos do festejo é o momento em que o cortejo canta a música Cálice Bento, composta por Tavinho Moura e famosa na voz de Milton Nascimento. Direção de André dos Santos.

OLHANDO PARA AS ESTRELAS

No documentário, dirigido por Alexandre Peralta, além de se dividir entre os preparativos para o seu casamento e as preocupações de ser uma boa profissional, a professora Geyza, noiva e amiga, precisa dar atenção especial para Thalia, uma de suas alunas adolescentes, que deseja ter cada vez mais autonomia.

“Faço balé há 17 anos, desde quando perdi a visão, são movimentos muito difíceis e para nós deficientes visuais é necessário ter mais disciplina ainda. O balé transformou a minha vida”, conta Geyza. Segundo a bailarina, ensinar a faz relembrar todos os problemas que enfrentou. Ela também diz sentir que suas alunas passam pelas mesmas dificuldades, fazendo com que recorram ao toque, ajudando-se durante as aulas.

NA DANÇA! DOC

O filme dirigido por Roberto Gervitz compõe um retrato de São Paulo por meio de entrevistas realizadas com artistas que pesquisam danças e músicas do mundo, e imigrantes vindos de lugares como Galícia, Líbano, Japão, Uganda, Colômbia, Senegal, Egito, Moçambique entre outros. É um registro do 2º Festival Na Dança!, realizado em São Paulo, no ano de 2018. O Na Dança! é uma plataforma de danças e músicas de diferentes povos e culturas, da professora e bailarina Betty Gervitz.

O documentário também investiga os caminhos que a dança negra percorreu ao longo do tempo, a sua relevância no meio acadêmico e das artes cênicas, e toda a africanidade na dança, a partir do pensamento de coreógrafos e dançarinos, especialistas no assunto. Esta edição do evento proporcionou um encontro entre artistas que chegaram ao Brasil nos recentes fluxos migratórios que aconteceram no país.

“Eu sempre trabalhei com fisioterapia e danças do mundo. Vi que cada cultura tem um gesto e se move de uma forma, cada uma com sua linguagem e riqueza imensa. Misturei todos os gestos e conhecimentos em um grande caldeirão”, discorre Betty.

DANÇAS NEGRAS

Com direção de João Nascimento e Firmino Pitanga. “O filme inicia uma conversa aberta na marra”, como afirma a professora e crítica de dança Helena Katz, para abordar temas como a ancestralidade negra, a africanidade na dança, o preconceito racial, e estabelece associações entre a dança, a cultura e o candomblé.

Sobre o SescTV
É um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.


O que: série de documentários “Singularidades na Dança”
Quando: 04 a 25/02, sextas, às 23h
Onde: Canal 128, da Oi TV ou em https://sesctv.org.br/
Quanto: gratuito
Programação:
04/02 – Marambiré
11/02 – Olhando Para as Estrelas
18/02 – Na Dança! Doc
25/02 – Danças Negras

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend