Festivais/Mostras, Notícias

Rodrigo Pederneiras, Rui Moreira e Mário Nascimento na abertura da ‘1ª Mostra e Seminário A Arte da Coreografia’

De 17 a 20/06, a ‘1ª Mostra e Seminário A Arte da Coreografia’, promovida pela coreógrafa e bailarina Rosa Antuña, reunirá grandes nomes nacionais e internacionais da dança contemporânea em palestras, bate-papos e espetáculos, tudo online e gratuito. A abertura trará três profissionais que são referência e inspiração para bailarinos do mundo todo: Rodrigo Pederneiras, Rui Moreira e Mário Nascimento.

Além deles, a Mostra reúne nomes de peso como os coreógrafos Sônia Mota, Esther Weitzmann e Sandro Borelli que têm uma trajetória consolidada e criadores mais jovens e reconhecidos na dança como Luciana Paludo, Wagner Moreira e Alex Soares.

O seminário é dirigido a toda a comunidade da dança contemporânea e demais interessados. Estudantes, profissionais, professores, coreógrafos, bailarinos, pesquisadores e amantes da dança poderão trocar experiências com nomes consagrados e jovens coreógrafos.

Da esq. p/ dir., os coreógrafos Rodrigo Pederneiras, Mário Nascimento e Rui Moreira abrem o evento em bate-papo. | Fotos: Jose Luiz Pederneiras, Reyne Fitton e Élcio Paraíso.

Rosa afirma que o seminário online é um desafio que irá proporcionar para o público a possibilidade de ter contato com artistas de diversas partes do Brasil e do mundo. São convidados que estarão em Belo Horizonte, Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Alemanha. O objetivo é provocar reflexões sobre o processo coreográfico e os caminhos da dança no Brasil.

Durante os encontros, os criadores podem inspirar, apontar caminhos e alertar para dificuldades. Ainda será trazida a reflexão de como esses criadores do palco pensam a coreografia nas telas, no modo remoto em que vivemos agora devido à pandemia. Os participantes poderão saber como são os processos de criação e qual o entendimento sobre coreografia destes profissionais, acompanhando os mesmos em bate-papo entre eles.

“No Brasil, quem quer ser coreógrafo, acaba sendo um autodidata. Por isso é importante promover um seminário com este tema. A importância de se debater sobre coreografia é possibilitar encontros entre artistas que têm no seu labor a arte de coreografar. Todos os convidados já estão nesta profissão há muitos anos, têm muita experiência no assunto”, comenta Rosa Antuña.

O evento será realizado com recursos da Lei Aldir Blanc-MG.


O que: 1ª Mostra e Seminário A Arte da Coreografia
Quando: 17 a 20/06
Onde: YouTube do Núcleo de Criação Rosa Antuña
Quanto: gratuito
Programação:

  • 17/06
    20h – Abertura | Bate-papo: Rodrigo Pederneiras, Rui Moreira e Mário Nascimento
  • 18/06
    19h – Espetáculo: O Homem Invisível (Mario Nascimento)
    20h – Palestra: Lakka
  • 19/06
    17h – Espetáculo: Dança de Brinquedo (Cia MN – Rosa Antuña)
    18h – Palestra: “Coreografar é Relacionar” (Nicole Blach)
    19h – Bate-papo: Alex Soares, Wagner Moreira e Luciana Paludo
  • 20/06
    17h – Espetáculo: Copyleft (Jorge Garcia)
    18h – Palestra: Carla Normagna
    19h – Bate-papo: Sandro Borelli, Sônia Mota e Esther Weitzmann
Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend