Cursos/Oficinas, Notícias

Projeto Travessias apresenta a diversidade cultural africana com dança, música e bate-papo

Em maio, o Sesc Santo Amaro, em São Paulo, traz uma programação voltada a diversidade cultural africana através do projeto Travessias, pensado a partir das experiências geográficas, simbólicas, identitárias e políticas.

As atividades iniciam no dia 11/05, às 19h, com um bate-papo que abordará história, cultura e a experiência de refúgio de povos do continente africano. Nessa interlocução, estarão presentes os refugiados africanos Papa Ba (senegalês) e Frank Mputu (congolês). O mediador será Paulo Farah, professor doutor no programa de graduação e de pós-graduação na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

mariama_camara
Mariama Camara | Foto: divulgação

No mesmo dia, às 21h, a dançarina, percussionista, cantora, coreógrafa e professora guineana, residente no Brasil há sete anos, Mariama Camara, apresenta a intervenção de dança africana Mandigue. Nessa apresentação, a coreógrafa realiza uma intervenção com movimentos corporais, cantos e toques de ritmos que permitem a releitura de significados ancestrais que são transmitidos de geração em geração nas aldeias e nos balés da Guiné. Com carreira artística consolidada internacionalmente desde 1999, o trabalho de Mariama representa a difusão da diversidade cultural africana e a imersão no conhecimento da história da Diáspora da África do Oeste.

No dia 19/05, às 19h, dando continuidade ao projeto, será realizado o workshop de Percussão Mandigue com aula de dança, ministrado pelos professores da Trupe Benkady, Flavia Mazal e Rafael Fazzion. A Trupe Benkady é um coletivo paulistano de artistas, que pesquisa e desenvolve as danças e ritmos dos balés tradicionais do oeste africano, principalmente da Guiné, tendo como base a música Malinké, utilizando cantos e os sons de djembês e dununs em diálogo com o corpo em movimento.

rafael-fazzion
Rafael Fazzion | Foto: Gui Simi

O que: Projeto Travessias
Onde: Sesc Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro | São Paulo-SP
Informações: (11) 5541-4000
Programação:

  • 11/05, 19h – Bate-papo Travessias Africanas
  • 11/05, 21h – Intervenção – Dança Mandigue
  • 19/05, às 19h – Aula de dança e Percussão Mandigue
Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend