Cursos/Oficinas, Notícias

Programa de Qualificação em Artes realiza a Mostra de Dança 2020

No dia 05/12, sábado, das 15h às 21h, será realizada a “Mostra de Dança 2020 do Programa de Qualificação em Artes”, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis. Devido à pandemia da Covid-19, a programação será 100% online, trazendo apresentações e lives de 12 grupos, cada um apresentando uma videodança, tudo transmitido gratuitamente pelas contas no Facebook e YouTube das Oficinas Culturais.

A Mostra de Dança promove um encontro entre modos diferentes do ‘fazer arte’ e também da partilha artística com o espectador, o qual terá contato com a diversidade da dança, num arco que vai do balé às danças urbanas. “Em 2020, formatos experimentais de criação e difusão nas artes da cena foram testados. Os povos da dança lançaram-se à aventura de construir novas presenças a partir de muitas ausências”, observa Cássia Navas, curadora do Programa de Qualificação em Artes – Dança. “Fomos desafiados a fazer nova história. Parte desta história se concretiza, como original experiência em arte, nas 12 videodanças presentes nesta mostra final”, destaca Navas.

Os convidados especiais da Mostra 2020: Rui Moreira, Beatriz Cerbino, Marika Gidali e Cassi Abranches.

Neste ano, os especialistas em Dança convidados para a Mostra são:

  • Rui Moreira, paulista e artista de Dança com quatro décadas de atuação no cenário cultural mundial que desenvolve consistente investigação gestual focada nas culturas africanas subsaarianas e afrodescendência diaspórica;
  • Beatriz Cerbino, carioca, docente em cursos como a pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da UFF, colaboradora da Rede Iberoamericana de Videodanza (REDIV) e do projeto Technologically Expanded Performance (TEPe);
  • Marika Gidali, bailarina, coreógrafa e professora de Budapeste, na Hungria, radicada no Brasil. É fundadora do Ballet Stagium e detentora de inúmeros prêmios por sua atuação como bailarina e educadora, entre eles, o Prêmio Nacional Jorge Amado de Literatura e Arte (2005);
  • Cassi Abranches, paulista, atuou em companhias como o Grupo Raça (SP), o Balé do Teatro Castro Alves (BA) e, por 12 anos, foi bailarina do Grupo Corpo. Assinou a Direção Coreográfica e de Movimento da Abertura dos Jogos Paralímpicos RIO 2016 e, em 2019, criou o espetáculo “Agora” para a São Paulo Cia de Dança, criação vencedora do prêmio APCA 2019 de melhor coreografia.

Já a apresentação da Mostra será feita por Eugênio Lima, ator, pesquisador da cultura diaspórica e diretor do Coletivo Legítima Defesa; e Luz Ribeiro, integrante do Slam das Minas-SP, semifinalista da “Coupe du monde de Slam de poésie” (FRA – 2017) e autora de livros como “Espanca estanca” (2017).

Grupo Soniquete, que se apresentará na Mostra online. | Foto: Jamil Kubruk

Confira os 12 grupos que se apresentarão:

  • Cia de Dança Rit’s – Tatuí;
  • Funk-E – Campinas;
  • Soniquete Arte Flamenca – Campinas;
  • Cia Corporarte – São Bernardo do Campo;
  • Corpo de Baile Arte em Movimento – Guarujá;
  • Iluminação Fluida – Taubaté;
  • Manxs – Rio Claro;
  • Núcleo de Dança Giracorpo – Bauru;
  • Ó1É Cia de Dança – Valinhos;
  • Oficinas Permanentes de Danças Urbanas da Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos;
  • Sintonia Corpo & Arte – São Sebastião;
  • Skills Núcleo de Dança – São José do Rio Preto.

O Programa de Qualificação em Artes vem promovendo a prática artística com grupos de dança e de teatro do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo a partir da perspectiva do contexto dos participantes, valorizando e fomentando a formação de público e a vida cultural das comunidades artísticas dessas regiões.

No dia 15 de dezembro, terça-feira, a Mostra de Dança 2020 será retransmitida com audiodescrição no canal do YouTube do programa Oficinas Culturais.


O que: Programa de Qualificação em Artes – Mostra de Dança 2020
Quando: 05/12, das 15h às 21h
Onde:
facebook.com/oficinasculturais
YouTube Oficinas Culturais do Estado de São Paulo
Quanto: gratuito
Informações: oficinasculturais.org.br

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend