Em pauta, Mercado da dança, Notícias

Prefeita de Chicago, nos EUA, anuncia 2022 como o “Ano da Dança” na cidade

Em sólida parceria com a comunidade de dança local, a prefeita da cidade de Chicago, nos Estados Unidos, Lori E. Lightfoot, e a comissária do Departamento de Assuntos Culturais e Eventos Especiais (DCASE), Erin Harkey, designaram 2022 como o “Ano da Dança de Chicago”. Este foco anual de dança em toda a cidade é o primeiro desse tipo nos EUA.

O objetivo da iniciativa colaborativa é ativar a indústria da dança local, abordando questões críticas que os dançarinos enfrentam e o campo da dança, incluindo financiamentos, espaços, capacitações e a sustentabilidade deste trabalho. O Ano da Dança de Chicago trará em sua programação eventos especiais para o público em dezenas de locais por toda a cidade.

Bailarinos da cia Winifred Haun & Dancers, de Chicago. | Foto: divulgação.

Importante centro de artes e cultura nos EUA, Chicago possui uma próspera comunidade de dança. Atualmente é o lar de algumas das principais companhias contemporâneas e de balé dos EUA, com uma estimativa de 425 escolas/estúdios de dança, 344 apresentadores/locais e centenas de outras organizações, além de ser o berço do Footwork e outros estilos de dança. Porém, de acordo com o relatório recente “Mapping the Dance Landscape in Chicagoland”, quase dois terços dos bailairinos e coreógrafos atuantes na cidade ganham menos de U$ 15 mil, anualmente, com dança, e 12% trabalham inteiramente sem receber.

“A pandemia teve um impacto particularmente devastador em nossa indústria de artes cênicas, pois os shows foram cancelados, os locais foram fechados e os artistas enfrentaram insegurança financeira. Através do ‘Ano da dança de Chicago’, poderemos revitalizar ainda mais nossa cena artística e cultural, bem como mostrar nossa incrível indústria da dança para o resto do país. O DCASE e eu estamos orgulhosos em oferecer este merecido destaque à comunidade de dança, que continua a nos trazer beleza, cultura e experiências de uma vida”, declarou a prefeita Lori Lightfoot.

O See Chicago Dance, principal organização de serviços para dança em Chicago, cuja missão é defender e fortalecer uma gama diversificada de organizações e artistas de dança por meio de serviços e programas que constroem e envolvem o público — marcará o “Ano da dança de Chicago 2022” apresentando o Mês da Dança de Chicago em junho e organizando uma lista robusta de apresentações em parceria com o Navy Pier, o Chicago Park District e o Chicago Black Dance Legacy Project. Outras iniciativas incluem a Dance for Camera Production Residency, uma avaliação das necessidades da comunidade e a reformulação de sua plataforma de jornalismo.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend