Notícias

Pós em dança de salão traz novas disciplinas em 2011

A Faculdade Metropolitana de Curitiba (FAMEC), com sede em São José dos Pinhais, Paraná, recebe até 31 de janeiro de 2011, inscrições para a terceira turma de pós-graduação em Teoria e Movimento da Dança, com ênfase em Danças de Salão, único curso do gênero no Brasil. A especialização é coordenada pela professora Gracinha Araújo, bailarina com 40 anos de experiência, e destinada a alunos graduados em qualquer área do conhecimento, que tenham noções de práticas da dança.

Para a turma de 2011 a novidade é a inclusão das disciplinas de metodologia da dança de salão e danças afro-brasileiras. São 50 vagas e o início das aulas está previsto para o dia 18 de março.

A demanda no mercado de trabalho por especialistas em dança está bastante aquecida. Esses profissionais podem atuar em escolas de dança, academias, clubes, redes hoteleiras, navios e com aulas particulares. Durante o curso, os alunos compartilham a experiência de professores renomados e aprofundam conhecimentos em temas como história e psicologia da dança, cinesiologia (estudo dos movimentos do corpo humano) e ritmos específicos.

Gracinha explica que a proposta da pós em Teoria e Movimento da Dança é capacitar o profissional tanto para a prática da dança quanto para a pesquisa dos movimentos.

“A especialização envolve aspectos educativos, formativos, coreográficos e culturais, fomentando a pesquisa e a experimentação científica e pedagógica na dança de salão”, explica Gracinha.

O educador físico, Márcio Evangelista, aluno da segunda turma do curso, comenta os resultados obtidos com a conclusão da pós em 2010. “As minhas expectativas foram alcançadas. Consegui uma oportunidade melhor de emprego graças à especialização”, comemora.

São 17 meses de encontros mensais, sempre aos finais de semana. Após o término das aulas, os estudantes se dedicam à elaboração do trabalho de conclusão de curso. A carga horária total da pós-graduação é de 369 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas, além de palestras com especialistas e realização de seminários. Os alunos da segunda turma, por exemplo, tiveram a oportunidade de assistir uma palestra com o dançarino Carlinhos de Jesus, que transmitiu um pouco de sua experiência conquistada em anos de profissão.

Carlinhos de Jesus em sua palestra na pós
Carlinhos de Jesus e a Coordenadora Gracinha Araújo

Outra ação promovida pela coordenação do curso foi um seminário com os coordenadores artísticos da empresa italiana Costa Cruzeiros Marítimos, Theodoro Mazzini e Mônica Steinvascher, que atuam há mais de dez anos com dança de salão em navios. Durante o encontro, o casal abordou as opções de emprego na área.

Segundo Gracinha Araújo, a especialização permite que os profissionais aprofundem conhecimentos e se diferenciem: “A conclusão do curso gera um diferencial no currículo dos participantes, tornando-os mais preparados para o mercado”.

O que: Pós-Graduação em Teoria e Movimento da Dança, com Ênfase em Danças de Salão
Período para Inscrição: 08/11/2010 a 31/01/2011
Matrícula: 01 a 12/02/2011
Início das aulas: Previsto para 18/03/2011
Investimento: R$ 8.376,00 ou 24 parcelas de R$ 349,00
Confirmação de abertura de turma: 25/02/2011
Pré–requisito: Graduação completa e conhecimentos dos gêneros que compõem a grade curricular
Informações:
www.famec.com.br
Gracinha Araújo (41) 9968-3848
gracinharaujo@pop.com.br / gracinharaujo01@gmail.com

Fotos: Déborah Godoy/Dança em Pauta

Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend