Notícias

Os campeões do VII Baila Duo

Fernanda Silva e Ricardo Koscialkowski, representando Florianópolis, venceram o VII Baila Duo – Concurso de Duplas de Dança de Salão, realizado ontem (01/05) à noite, no grande salão panorâmico do Majestic Palace Hotel. A disputa programada dentro da XI Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2012 ocorreu antes da festa de encerramento do evento, que desde sábado (28/04) reuniu centenas de participantes para uma agenda de workshops, espetáculos em teatro e bailes. Cerca de 400 pessoas assistiram à apresentação de sete casais concorrentes: um de Curitiba, um de Florianópolis e cinco de São Paulo.

O campeonato, coordenado por Marlon Marian, foi dividido em duas baterias eliminatórias. A primeira iniciou às 22h10, com quatro duplas, e a segunda às 22h30, com as outras três. Os dançarinos foram avaliados em uma sequência de ritmos sorteada na hora pelos organizadores: zouk, tango, salsa, bolero e samba. Os jurados observaram os quesitos criatividade, harmonia do casal, expressão corporal, figurino, técnica, musicalidade e deslocamento pelo salão, durante dois minutos em cada ritmo. O som ficou a cargo do DJ Daniel Pozzobon.

Cinco casais retornaram ao salão, às 23h10, para a etapa final, obedecendo à mesma ordem de músicas.

Os jurados do Baila Duo 2012: Alini Lima, Cristovão Christianis, Bianca Gonzalez e Alexandre Melo

A comissão julgadora foi composta pelos bailarinos e professores Alini Lima, de São Paulo; Cristovão Christianis, de Porto Alegre; Bianca Gonzalez, do Rio de Janeiro; e Alexandre Melo, ex-presidente da Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads). Às 23h45, Aline Menezes e Guilherme Abilhôa, atuais presidente e vice-presidente da Acads, anunciaram os campeões: Fernanda Silva e Ricardo Koscialkowski, de Florianópolis, em primeiro (nota 9,12); Carolina Parpinelli e Edgar Fernandes, de São Paulo, em segundo (nota 9,11); Melina Passarelli e Matheus Barros, de São Paulo, em terceiro (nota 9,03).

Os campeões recebendo a premiação de Roger Berriel, organizador do Baila Costão
Os vice-campeões recebendo o troféu de Bruno Souza, coordenador de projetos sociais da Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads)
Casal terceiro colocado recebendo o troféu de Gracinha Araújo, coordenadora do curso de pós-graduação em dança de salão da Famec

Como premiação, os vencedores receberam R$ 2.000,00, pacote completo para o Baila Floripa 2013 e inscrição automática na mostra oficial do ano que vem. Os vice-campeões ganharam um pacote completo com hospedagem e alimentação para o Baila Costão 2012. E a terceira dupla classificada levou um pacote completo para o Baila Floripa 2013. O 6° Baila Costão será de 26 a 29 de julho, no Costão do Santinho Resort & Spa, na praia do Santinho, extremo Norte da Ilha de Santa Catarina.

Triunfo do acaso

A vitória da dupla Fernanda Silva e Ricardo Koscialkowski no Baila Duo 2012 surpreendeu a eles próprios até pela casualidade com que a parceria se firmou. Desde que se conheceram, há cerca de cinco anos, foram raras as vezes que se encontraram. Ela florianopolitana e ele um paulista criado em Florianópolis e que, desde 2010, integra a cia de dança mineira Mimulus, mas, nas poucas oportunidades que tiveram para dançar juntos em Florianópolis, já havia uma afinidade percebida. “Eu não pensava em outra pessoa, a gente já tinha uma intenção em participar. Aí falei: vamos competir no Baila”, lembra Fernanda.

Sem se verem há mais de dois anos, ele aceitou o desafio, porém sem pretensões: “eu quero é me divertir”. Ricardo estava em Curitiba, participando da Bienal da Dança, e a preparação se resumiu a duas horas de ensaio no dia anterior. Até o figurino coincidiu: a camiseta que ele trouxe para se apresentar na mostra oficial do Baila Floripa era da mesma cor do vestido que ela usaria na noite do concurso.

Ricardo agora segue com a Mimulus, baseado em Belo Horizonte, e Fernanda permanece em Florianópolis, onde ensina dança de salão em um projeto aberto à comunidade no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de dar aulas particulares de inglês e francês. Ela ainda é acadêmica dos cursos de geografia na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e de administração no Centro Universitário Municipal de São José (USJ).

Fonte: Assessoria de Imprensa Baila Floripa/Marcos Reichardt Cardoso
Fotos: Leandro Martins/divulgação

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend