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Orquestra Sinfônica Municipal de SP faz apresentação híbrida de obras dos séculos 19 e 20

A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM) retorna ao palco essa semana para mais dois concertos abertos ao público e com transmissão pela internet. Em formação menor de músicos no palco, as apresentações ocorrem nesta quinta (04/02) e sexta-feira (05/02), às 18h. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira), mas quem estiver em casa também pode acompanhar ao vivo, de graça, pelo canal do Theatro Municipal no YouTube: youtube.com/theatromunicipalsp. E o que é melhor, o conteúdo fica disponível on demand para acesso posterior, a qualquer hora e sem necessidade de cadastro.

Na quinta-feira (04/02), sob a regência de Alessandro Sangiorgi, maestro assistente da OSM, o repertório revisita o final do século 19 e a primeira metade do século 20. Do compositor tcheco Antonin Dvorák, o grupo em versão camerística interpreta Serenata para Sopros em Ré menor Op. 44, uma instrumentação base para oboés, clarinetes, fagotes, contrafagote, trompas, violoncelo e contrabaixo. Na sequência, tem a obra concertante Aubade para Piano e Ensemble, do francês Francis Poulenc e fechando o programa, uma versão para quinteto de sopros do Concerto para Tuba e Orquestra, do compositor inglês Ralph Vaughan-Williams. O concerto conta com a participação dos solistas Cecilia Moita (piano) e Ricardo Serralheiro (tuba).

A Serenata de Dvorák chama atenção pelos toques irônicos presentes na partitura, começando pela marcha inicial, passando pelo segundo movimento, uma caricatura da dança aristocrática do século 18 evocada nas danças folclóricas tchecas. Já a obra de Poulenc foi concebida inicialmente como um balé, mas frequentemente é tocada como um concerto para piano e 18 instrumentos, versão esta que a OSM irá apresentar. Para fechar, tem o quinteto de sopros em leitura da peça original, Concerto para Tuba e Orquestra, de Vaughan-Williams, em execução apenas para o público presente na plateia do Theatro Municipal de São Paulo – a obra não será transmitida pela internet.

Na sexta-feira (05/02), o maestro Roberto Minczuk, regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal, comanda repertório que traz Ma Mere L’oye Suite, do compositor francês Maurice Ravel, e a Sinfonia nº 1 em Si bemol maior Op. 38 “Primavera”, do alemão Robert Schumann. Escrita originalmente para o piano e para ser tocada a quatro mãos, a obra de Ravel é inspirada em contos de fada de Charles Perrault e da condessa d’Aulnoy. Mas no mesmo ano em que foi escrita, 1910, foi transcrita para piano solo e, posteriormente, orquestrada pelo próprio autor, que adicionou novas partes e a transformou em um balé. Já a sinfonia Primavera de Schumann, pode ser considerada uma de suas obras mais espontâneas. Uma música alegre, vivaz com encerramento radiante do ponto de vista orquestral.

Os concertos presenciais no Theatro Municipal de São Paulo seguem todos os protocolos de segurança e prevenção à propagação do Coronavírus (Covid-19) e as orientações do Plano São Paulo e da Prefeitura Municipal de São Paulo para retomada consciente das atividades. Ao público espectador presente na Sala de Espetáculos, é necessário seguir os protocolos de segurança estipulados em nosso Manual do Espectador, disponível no site .


O que: apresentação híbrida da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Quando: 04 e 05/02, 18h
Onde: Theatro Municipal de São Paulo – Sala de Espetáculos
Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Sé | São Paulo-SP
Transmissão pelo YouTube
Quanto: presencial R$ 40 (inteira) | online: gratuito
Informações: manual do espectador

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