Notícias, Universo da Dança

Obra “Bailarinas de Carajás”, de Portinari, inspira projeto de café no MIS Experience

A obra ‘Bailarinas de Carajás’, do pintor Candido Portinari, foi a grande inspiração para o projeto do café que recebe os visitantes na entrada da exposição Portinari para Todos, no MIS Experience, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo. O espaço, patrocinado pela Cerâmica Portinari, teve a coleção Bailarinas aplicada nas paredes. O produto, em formato triangular, teve seu processo criativo debruçado sobre a expressividade do quadro de 1960, resultando em peças sensíveis, mas que juntas revelam a essência da arte de Portinari: brasilidade e sentimento.

A verdadeira obra de arte criada com os revestimentos no café forma um mosaico colorido com áreas geometrizadas e texturizadas, intercalado com imagens da obra icônica e referências do processo de desenvolvimento dos porcelanatos. O espaço mostra toda a diversidade de cores — e suas variações, afinal, cada pincelada de tinta possui uma coloração diferente quando aplicada na tela —, que sempre esteve presente nos trabalhos do artista. O formato triangular, inclusive, é o mesmo utilizado para desenhar as bailarinas nos quadros. O ambiente ainda é rodeado por um jardim inspirador, com mesas para acomodar os usuários ao ar livre.

Fachada do café na entrada no MIS Experience, inspirada na obra “Bailarinas de Carajás”, de Cândido Portinari.

A parceria com o MIS Experience vem de uma aposta da Portinari na sensibilidade exigida nos novos tempos. A mostra, que pode ser conferida até 10 julho de 2022, é a maior já feita sobre Candido Portinari: um dos principais ícones do Brasil no século XX. A marca, que tem seu nome inspirado no pintor, consolida sua sinestesia com o universo artístico por meio da parceria e propõe trazer essa atmosfera para os lares.

Exposição Portinari para Todos

A exposição exibe mais de 150 pinturas de Candido Portinari, através de projeções e diferentes tecnologias. Pela extensão do acervo apresentado, essa já é a maior exposição realizada sobre o artista, servindo também para marcar os 60 anos de sua morte.

A mostra propõe uma abordagem nova e impactante sobre a vida e a obra do pintor. Por meio de técnicas audiovisuais e interativas, o público pode mergulhar no universo estético do artista e, ao mesmo tempo, entrar em contato com personalidades e acontecimentos fundamentais na história do Brasil. Na sala Os Ateliês de Portinari, por exemplo, o visitante se encontra com seu próprio retrato, projetado entre figuras ilustres que Portinari imortalizou.

Nos módulos A Maria de Portinari e Todos por Todos, o visitante pode escutar depoimentos de amigos renomados – Carlos Drummond de Andrade, Oscar Niemeyer, Jorge Amado, entre outros – e da própria esposa do pintor, em retratos tecnologicamente animados, capazes de falar com o público. No módulo Pintando História, o visitante revelará, a partir dos movimentos de sua mão, algumas das obras históricas de Portinari, como o famoso painel Tiradentes.

O maior destaque é a sala Portinari Imenso, em que uma seleção com mais de 200 obras – dos primeiros trabalhos à obra-prima Guerra e Paz – é projetada e animada em telões, numa apresentação musicada e cuidadosamente preparada para emocionar o espectador. A exposição traz ainda estações de pesquisa do acervo do Projeto Portinari e uma sala de audiovisual exibindo filmes sobre o artista.


O que: exposição Portinari para todos
Quando: até 10/07
ter a sex e domingo, 10h às 17h
sáb e feriado, 10h às 18h
Onde: MIS Experience
Rua Vladimir Herzog, 75 Água Branca | São Paulo-SP
Quanto:
ter – gratuito (retirada na bilheteria – sujeito a lotação)
qua a sex – R$ 30 (inteira)
sáb, dom e feriado R$ 45 (inteira)

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend