Festivais/Mostras, Notícias

MOVIRio: festival de dança carioca promove edição com atividades presenciais e online

A edição especial do Festival MOVIRio, apelidada de MÓVerão, que será realizada de 07 a 28/03, em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro e Niterói, vai contar com bailarinos de várias partes do mundo, que atuaram na rua devido a falta de oportunidades na pandemia e, agora, vão se apresentar em lugares abertos, além de dançar em patrimônios históricos da cidade do Rio de Janeiro como: Parque Lage, Casa França-Brasil, Praia do Flamengo, Teatro João Caetano, Biblioteca Parque Estadual, entre outros. As atividades serão on-line e presenciais.

Na programação, audições, workshops, oficinas, mesas de debates, palestras, apresentação de danças populares, aulas a céu aberto, intervenções urbanas artísticas, mostra competitiva, mostra de vídeodança ao ar livre, residência artística, tudo gratuito, exceto o Teatro João Caetano, que terá preços populares.

A criação artística, o intercâmbio, a diversidade e a formação de público são o mote do Festival que contou com uma ampla cadeia produtiva de aproximadamente 450 profissionais e técnicos envolvidos, gerando mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. Desta forma, surgiram novas oportunidades para a comunidade local, o turismo, o comércio e diversos setores da economia.

Foto: Carol Adami

Atrações variadas e grandes profissionais da dança

A Mostra Competitiva, que dará prêmios especiais como intercâmbios com companhias profissionais, terá o corpo de jurados formado por Thiago Soares, Carlota Portela, Ester Weitzman, Felipe Ursão e Flávia Costa.

Já para as intervenções artísticas, 15 artistas foram selecionados dos mais de mil vídeos enviados. Eles gravarão vídeos com toda a infraestrutura profissional que serão exibidos durante os 21 dias de Festival. Um dos escolhidos foi Leonardo Brito, que estudava na Ailey School, escola de dança moderna com sede em Nova York, e teve que retornar ao Brasil por conta da pandemia.

Espetáculos inusitados como “Janelas” vão mostrar a arte através das janelas de um prédio com direção de iluminação do premiado Paulo César Medeiros. As Oficinas de Moda Sustentável, com Rick Barboza, e de Sonorização, com Leandro Lobo, vão oferecer a expertise dos profissionais gratuitamente. Lives com cariocas pelo mundo serão apresentadas com importantes nomes da arte.

“O MOVIRio é um festival que visa o movimento e, num ano tão atípico e com tantos receios, ele veio pra afirmar que precisamos mais do que nunca nos manter em movimento, tanto no corpo, quanto na mente. Saúde em primeiro lugar”, comenta Carlos Fontinelle, idealizador e diretor geral do Festival.


O que: MOVIRIO Festival de Dança | edição verão 2021
Quando: 07 a 28/03
Onde: Rio de Janeiro-RJ
Informações: www.moviriofestival.com

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend