Festivais/Mostras, Notícias

Mostra Nave Gris de videodança traz obras de periferias e subúrbios do país

De 08 a 13/10, acontece a GIRA – Mostra Nave Gris de Videodança que tem como foco trabalhos de bailarinos e coreógrafos que constituem suas materialidades poéticas em diálogo com as culturas tradicionais e populares do Brasil e suas inter-relações com as artes contemporâneas. Das 14 obras selecionadas, por chamamento público, a maioria teve sua produção executada em regiões periféricas do país como os bairros Campo Limpo, Parelheiros, Itaquera e Jaraguá, na capital paulista, e subúrbios de capitais como Rio de Janeiro, Belém, Recife, entre outros. Vale destacar também que boa parte das obras nasceu durante o período de isolamento social.

Para a Nave Gris Cia Cênica, idealizadora da mostra, a GIRA revela-se como uma das poucas possibilidades no panorama da videodança em que o protagonismo poético, delineado por sua curadoria, emerge dos veios originários e afrodiaspóricos que constituem as culturas do Brasil. A mostra configura-se como espaço de visibilidade, ampliação e criação de redes entre artistas e público e de circulação artística.

Além dos vídeos, o evento, 100% virtual, oferece a palestra “As relações cinema-dança-videodança” com a cineasta e coreógrafa Carmen Luz. A mostra é uma das ações “performativas” da Nave Gris Cia Cênica que faz parte do projeto “Mãos que bordam o tempo, pés que acordam o chão – circulação dos espetáculos A-VÓS e Corredeira”, contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo. Todas as atividades serão gratuitas.

Mais informações e a programação completa da mostra no site navegris.com.br

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend