Colunas, Danças de Salão, Salsa em Pauta

Mambo ou Salsa?

Apesar de sua grande popularidade, é muito comum dançarinos ou aficionados por ritmos caribenhos em geral, terem dificuldade de entender e identificar exatamente o que vem a ser o mambo e como caracterizar, ou diferenciar, este gênero do que hoje chamamos salsa. Digo “hoje”, porque apesar de se referir a um tipo de música e dança surgido na década de 30, foi somente no final dos anos 60 e início dos anos 70 que o termo salsa passou a ser usado para se referir a esse estilo.

Mas afinal, o que é mambo? Seria apenas outro termo pelo qual a salsa é identificada ou são diferentes?

Para estas perguntas, é famosa a resposta de Tito Puente – um dos maiores compositores e músicos latinos da história, falecido em 2000, considerado o “Rei do Mambo” – em uma entrevista sobre o termo “salsa” (“molho” ou “tempero”, em espanhol):

“Salsa (molho) não é um termo musical. Salsa (molho) se come. Molho de espagueti, molho picante. Salsa não se escuta, não se dança, mas chamam a música que tocamos por muitos anos de salsa. A música que fazemos é mambo, chachachá, son, etc”.

E acrescenta:

“Salsa é um termo comercial usado desde o final dos anos sessenta, para definir o gênero musical resultante de uma síntese de influências musicais africanas, porto-riquenhas, venezuelanas, cubanas, jamaicanas, brasileiras, dominicanas e colombianas com outros elementos de música caribenha, música latino-americana e jazz, em especial o jazz afro-cubano e o jazz brasileiro. A salsa foi desenvolvida por músicos de origem caribenha (cubanos e porto-riquenhos) no Caribe e na cidade de Nova York. A salsa abrange vários estilos como a salsa dura, a salsa romântica e a timba”.

Johnny Pacheco, músico, arranjador e produtor, fundador da mais famosa orquestra de salsa da história, a Fânia All-Stars, explica sobre a origem do termo:

“A salsa é e sempre tem sido a música cubana. O que acontece é que misturamos a influência de Nova York à música cubana. Os arranjos eram um pouco mais agressivos. O nome salsa surgiu porque começamos a viajar por toda a Europa e países como Japão e outros da África, onde não se falava o espanhol, então, para não confundir as pessoas com o que era um guaguanco, uma guaracha, ou son montuno, agrupamos toda a música tropical sob um mesmo “teto” e a chamamos salsa. Além disso, os integrantes da orquestra (Fânia) eram de diferentes nacionalidades, e para fazer um “molho” era necessário uma série de “temperos”. Então, já que havia diferentes temperos, isso nos ajudou a definir como salsa a música que vínhamos tocando no mundo inteiro”.

Com base nestas declarações, poderíamos então concluir que salsa, como gênero musical, ou mesmo estilo de dança, sequer existe? Calma lá. A coisa não é tão simples assim. Para entendermos melhor, é preciso, primeiro, “separarmos” a música da dança e entender, em separado, cada um dos processos que as originaram e culminaram nas formas que conhecemos hoje.

A Música

musica-cubanaÉ verdade que, inicialmente, “salsa” foi um termo empregado para se referir a uma série de ritmos cubanos, com influências latinas diversas. Mas também é verdade que, hoje, dentro desse universo, ou do “teto” a que se referiu Johnny Pacheco, temos ramificações e variações daquilo que foi inicialmente nomeado dessa forma: salsa clássica, salsa romântica, salsa dura (além de son, timba, songo, latin jazz, mambo, entre outras). Portanto, se inicialmente o termo era apenas uma definição comercial para nomear diversos ritmos, hoje é legítimo dizer que ele se fortaleceu, ramificou, ganhou novas influências musicais e culturais, e se consolidou como gênero musical reconhecido internacionalmente.

Mas e o mambo, nosso ponto de partida para esse artigo, como entendê-lo e identificá-lo nesse contexto?

O leitor mais atento já deve ter percebido e tirado suas próprias conclusões: mambo é um dos gêneros musicais que inicialmente foi agrupado junto a outros e identificado como salsa. Ou seja, quando nos referimos ao mambo, estamos falando de um ritmo específico, com suas próprias características e particularidades que o definem como tal. Ele é uma evolução do danzón cubano, música geralmente rápida e animada, predominantemente instrumental. Possui estilo de composição e arranjo com o emprego de orquestra e naipes de metais, além de percussão típica cubana, com clave, congas, bongô, timbales, etc. E mais do que isso: é o mais famoso e popular de todos os ritmos que compõem esse universo.

A Dança

Se a música precisou de um rótulo para identificar ao mundo os diferentes estilos cubanos agrupados, com relação à dança, a história foi um pouco diferente. A dança, ou as danças, apesar de também sofrerem influências diversas, não se misturavam ou se transformavam com a mesma velocidade. Ao contrário, mantinham através dos anos a sua identidade e suas particularidades. Foi somente muito tempo depois da música que a dança veio a se tornar também um produto a ser comercializado. Desta forma, enquanto o que se tocava e se ouvia, era salsa, o que se dançava, durante muito tempo, era mesmo son, rumba, casino e mambo, principalmente.

mambo_Millie-Donay-and-Pedro

Somente com a grande popularidade e consolidação internacional do ritmo salsa é que o termo passou a ser também utilizado para se referir a forma de dançar que conhecemos atualmente, que na verdade é uma mistura de todas as danças citadas.

mambo-styleRespondendo então à pergunta inicial deste artigo, podemos dizer: mambo (dança) é uma das formas possíveis de se dançar salsa. Também conhecida pelo que se convencionou chamar de “salsa em linha”. E tem como principal característica o fato de ser dançado no “tempo 2”, ou “no contratempo” (on 2), privilegiando a marcação dos passos e movimentos no ritmo, mais do que da melodia (embora também possa ser dançado no “tempo 1” – na melodia).

As outras formas de dança principais seriam o casino (de característica circular, também chamado “salsa cubana”), o son (forma mais tradicional e antiga, cubana) além da rumba e shines (geralmente nos momentos de improviso do casal).

Resumindo podemos concluir que quando nos referimos a mambo, estamos falando de uma forma específica de salsa, com suas características próprias e específicas que a identificam, tanto na música quanto na dança. Mambo é sempre salsa. Mesmo que salsa não seja sempre mambo.

E depois de separarmos música e dança pra explicar, nada melhor do que finalizar mostrando o resultado da união destas duas artes neste vídeo de Tito Puente apresentando a canção Mambo Gozon.

 

 

Previous ArticleNext Article
Professor, dançarino, músico, coreógrafo e produtor artístico, envolvido com a dança desde 1995 e especializado em salsa e ritmos caribenhos. É co-fundador, diretor, coreógrafo e dançarino da Conexión Caribe Companhia de Dança, a primeira especializada em Salsa no Brasil. Diretor e organizador do Congresso Mundial de Salsa do Brasil e da Semana da Cultura Latina, em São Paulo.

2 Comments

  1. Gostei muito do texto! Esclareceu minha dúvida.
    Eu já havia pesquisado em outra ocasião onde se ensinava especificamente mambo aqui no RJ, mas não encontrava de jeito nenhum. Agora, entendi que mambo é basicamente salsa, mas que salsa não é mambo. Show.
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend