Com direção de Diogo Fontes e Marcos Carvalho, o longa-metragem “Luiz Gonzaga – Légua Tirana” chega aos cinemas brasileiros no dia 12 de junho. A produção, distribuída pela O2 Play, estreia no período das tradicionais festas juninas no nordeste, principalmente em Pernambuco, terra do Rei do Baião. O longa-metragem é uma produção da Mont Serrat Filmes e Cinema no Interior. No elenco, estão nomes como Luiz Carlos Vasconcelos, Cláudia Ohana e Tonico Pereira, além de talentos regionais.
O sanfoneiro Chambinho do Acordeon, que deu vida ao personagem do Rei do Baião no filme Gonzaga – De pai pra filho (2012), retorna a interpretar o mestre.
“Voltar a viver o Rei do Baião depois de ‘Gonzaga: De Pai pra Filho’ foi emocionante demais! Dessa vez, a história vai ainda mais fundo na vida de Gonzagão, nas lutas, nos sonhos e, claro, na música que até hoje toca o coração do Brasil. Foi uma honra vestir esse chapéu mais uma vez e contar essa história linda!”, comentou Chambinho em suas redes sociais.
O filme retrata a vida e obra do icônico Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião, e mergulha desde a infância e adolescência do artista, explorando suas raízes de retirante do Sertão nordestino, revelando as conexões profundas entre sua música e a rica e complexa cultura que marcou sua obra. Gonzaga é apresentado como símbolo da fusão cultural e da identidade nordestina, por ter sido capaz de unir influências históricas, religiosas e étnicas em sua música cativante.
“Légua Tirana” transcende a simples biografia ao mergulhar nas paisagens, ritmos e sonoridades que influenciaram a formação de Luiz Gonzaga. As gravações aconteceram na Chapada do Araripe, divisa dos estados de Pernambuco, Ceará e Piauí, e em Caiçara, município da Paraíba. Os cenários foram escolhidos expressamente para reforçar a relação do filme com as paisagens e tradições sertanejas. Mais do que uma reconstituição histórica, o filme é uma celebração da diversidade cultural brasileira e do legado duradouro de um dos maiores artistas do país, cuja música continua a inspirar e unir pessoas de todas as origens.