Notícias, Universo da Dança

Lindy Hoppers reunidos em coreografia mundial

No dia 26 de maio, em homenagem ao aniversário do saudoso Frankie Manning, o grande expoente internacional do lindy hop, fãs das swing dances em todo o mundo executarão a coreografia “Big Apple”, apresentada pelos Whitey’s Lindy Hoppers, grupo do qual Frankie fazia parte, no filme Keep Punching, de 1939.

A dança será uma das atrações em eventos realizados pela comunidade de lindy hoppers em vários continentes e o Brasil também estará representado nesta homenagem mundial. Dançarinos do Rio de Janeiro e de São Paulo já começaram os ensaios da coreografia, que será apresentada em bailes comemorativos em ambas as cidades.

Na capital fluminense, o grupo Rio Hoppers, encabeçado pelos brasileiros embaixadores internacionais da Fundação Frankie Manning, Denise Serpa e Cláudio Martins, dançarão a Big Apple em seu baile mensal de lindy hop, no Studio de Dança Camarim. A programação do evento contará também com uma aula especial de movimentos clássicos criados por Frankie, ministrada pelo professor argentino Manuel Bicain; e com a exibição do documentário Never Stop Swinging, que conta a história do homenageado.

Em São Paulo, o Swing Out Studio, de César e Maíra Munhoz, está coordenando os ensaios e realizará o baile que, além da apresentação da Big Apple, terá música ao vivo com o Ricardo Baldacci Trio, que recria a atmosfera dos pequenos grupos de swing jazz da década de 40.

Lindy Hoppers do Swing Out Studio que dançarão a Big Apple

A participação na dança da Big Apple é aberta a todos os interessados, desde que saibam a coreografia ou compareçam aos ensaios.

Homenagem mundial
Em 2009, grupos de dançarinos de 22 países filmaram suas performances dançando a Shim Sham, outra coreografia de Frankie Manning, que foi editada em um vídeo único, para ser exibido no aniversário de 95 anos do dançarino, em uma grande festa em Nova York, que contaria com sua presença. Entretanto, Frankie faleceu um mês antes e o vídeo, assim como o evento, tornaram-se uma grande homenagem ao ícone das swing dances. Segundo Denise Serpa, em 2014, nos 100 anos do dançarino, haverá outro grande evento em Nova York, com programação ainda não divulgada.

Confira abaixo o vídeo do Shim Sham Global, trecho do filme Keep Punching com a apresentação da Big Apple e informações sobre os bailes e ensaios no Rio de Janeiro e São Paulo.

  • O que: Homenagem ao aniversário de 98 anos de Frankie Manning
    Quando: 26/05
    Informações sobre os bailes e ensaios:
  • Rio de Janeiro
    Noite Vintage no Camarim – especial Frankie Manning
    Aula – 20h às 21h30
    Exibição de documentário – 21h30
    Baile – 22h
    Onde: Rua Pedro I, nº 7, sala 903, Praça Tiradentes
    Informações: www.riohoppers.com
    Informações: riohoppers@gmail.com
    Informações: Denise (21) 8219-0494
  • São Paulo
    Baile Swing Out Studio
    22h
    Onde: Av. Jabaquara, 951 – Metrô Praça da Árvore
    Informações: swingoutstudio.blogspot.com
    Informações: swingoutstudio@gmail.com
    Informações: Maíra ou César (11) 3467-6548

Fotos: divulgação Rio Hoopers e Swing Out Studio
Ilustração: Jacqui Oakley / http://jacquioakley.com

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend