Espetáculos, Notícias

Jorge Garcia Cia retoma fusão de dança e cinema em espetáculo presencial

De 6 a 15/05, no Treme Balcão, na Vila Romana, em São Paulo, a Jorge Garcia Cia de Dança apresenta “Take a Deep Breath”, remontagem da obra de 2016 que inaugurou o pensamento Plano Sequência e Coreocinegrafia, pesquisa fundada na interação da dança com o cinema, caminho trilhado e aprofundado pelo grupo nas criações posteriores.

Mergulho profundo e sincero nas relações humanas, partindo das possibilidades de convivência que cada intérprete estabelece com seus pares e com o espaço, a obra se concentra na percepção dos pequenos detalhes para ultrapassar o limite entre o estar seguro e o caos.

Filmado pelos intérpretes e transmitido em tempo real, o espetáculo mistura cena e realidade dando ao público a chance de acompanhar múltiplas perspectivas e planos de um mesmo acontecimento, e de se relacionar como receptor ativo com as ações que se desenvolvem ao seu redor.

Para Jorge Garcia, que dirige a companhia e o trabalho, rever “Take a Deep Breath” torna-se oportuno nestes tempos de retomada de convívio, “uma vez que busca observar e experenciar as contradições humanas em corpos que podem ser fortes e frágeis, barulhentos e silenciosos, ágeis e lentos, e fazem lembrar que a beleza da vida humana é quase sempre feita de pequenos gestos, breves encontros e amores fortuitos. A ordem é ‘respire fundo’!”, sugere.

Com um elenco de intérpretes e colaboradores formado por Luciane Fontanella, Karen Marçal, Dani Moraes, Felipe Teixeira e Jonatan Vasconcelos, o espetáculo tem assistência de coreografia de Irupé Sarmiento, trilha sonora original executada ao vivo de Eder O. Rocha, Flavio M. Silva como técnico audiovisual, e Pri Magalhães na captação, edição, finalização e transmissão de vídeo ao vivo. O desenho de luz segue o que foi proposto originalmente por Ari Buccione (in memoriam).

“Take a Deep Breath” é parte de projeto contemplado pela 31ª edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, que propõe a circulação da Trilogia em Plano Sequência, Take 1, Take 2 e Take 3 – Caixa Preta.

Sobre a Jorge Garcia Cia de Dança
Criada em 2005, pelo bailarino, coreógrafo e diretor Jorge Garcia, tem desenvolvido uma linguagem própria em sua abordagem coreográfica, estética e temática, levantando questões sobre o corpo e o ambiente onde está inserido, suas possibilidades e meios de transformá-lo. Desde 2015, a Jorge Garcia Companhia de Dança cria na interseção entre dança e vídeo e assim produz seus trabalhos em um terceiro campo, a Coreocinegrafia, com elementos das duas linguagens e com especificidades técnicas e estéticas inerentes a esse novo território. Em concomitância, o grupo desenvolve um processo de instrumentalização de seus intérpretes e técnicos para realizar funções como operação de câmera, captação de som direto e transmissão de sinal sem fio, criando mecanismos coreográficos e fisicalidades que dão corpo a esta proposta.


O que: “Take a Deep Breath” | Jorge Garcia Cia de Dança
Quando: 6 a 15/05 | sex e sáb, às 20h – dom, às 19h
Onde: Treme Galpão
Rua Marco Aurélio, 564 Vila Romana | São Paulo-SP
Quanto: gratuito
* ingressos distribuídos uma hora antes do espetáculo

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend