O uso da dança se consolidou nos jogos eletrônicos no estilo “battle royale” – aqueles jogados em equipes e que misturam elementos de exploração, sobrevivência, e procura por armas e equipamentos. O Fortnite, um dos mais famosos do gênero, enfrenta inclusive muitas disputas judiciais sobre a autoria das danças, muitas originadas de movimentos que viralizam nas redes sociais.
De olho nesta tendência, o Free Fire, outro jogo do gênero e que faz muito sucesso no Brasil – o mais baixado no mundo em 2021, segundo dados divulgados pela Sensor Tower – , lançou uma nova campanha que conta com música e coreografia exclusivas.
Na campanha, a banda virtual Squad BEATz, busca encorajar os jogadores a celebrarem suas personalidades únicas, trazendo uma mistura de gêneros musicais diferentes em sua música tema “Se Joga no BOOM!”, que pode ser ouvida no YouTube Music, Spotify, Deezer, Apple Music e principais plataformas de streaming.
Além da música, a Garena, empresa desenvolvedora do game, lançou também um videoclipe com dançarinos reais executando a coreografia feita para a canção. No próximo dia 12/02, a empresa também lançará um videoclipe do Squad BEATz em seus trajes personalizados.
A melodia é composta por um mix especial de reggae, funk, pop e K-pop e foi criada em uma colaboração entre os alemães do grupo 2WEI e produtor Joznez. A versão brasileira é cantada por Marihanna, Gum Beats, Pedro Quiriku e Deborah Crespo. Cada um dos gêneros representa um dos integrantes da banda, que também são personagens do jogo, com os quais os fãs podem batalhar.
Os jogadores também poderão curtir a música dentro do jogo. Durante a campanha, uma interface especial será atualizada no Free Fire e a Squad BEATz estará se apresentando na Ilha de Espera, espaço onde os usuários aguardam antes de entrar em uma partida.
A campanha Squad BEATz é parte da essência do Free Fire, que busca encorajar seus jogadores a serem eles mesmos, seja dentro ou fora das telas.