Cursos/Oficinas, Notícias

Instituto Caleidos leva dança contemporânea para escolas de São Paulo

Crianças, jovens, adultos, professores e gestores de 30 escolas da rede municipal de ensino de São Paulo terão a oportunidade de vivenciar e apreciar a dança de uma maneira diferente. Entre os meses de março a setembro de 2020, estudantes e docentes de escolas da rede municipal de ensino de São Paulo circularão pela sede do Instituto Caleidos por meio do projeto Leituras de Dança, elaborado e coordenado pelos diretores do Caleidos, Isabel Marques e Fábio Brazil. Esta é a terceira edição do projeto que já ocorreu em 2010, contemplado pelo ProAC, e em 2014, com apoio de fundo coletivo. Ao todo, o projeto pretende atingir um público de cerca de 2.100 pessoas da rede municipal de ensino de São Paulo. O foco do projeto Leituras da Dança 2020 serão os direitos humanos nos processos artístico/educacionais.

O Projeto Leituras da Dança versão 2020 terá 33 apresentações de espetáculos de dança contemporânea, encontros de formação com professores/gestores e um seminário sobre dança e educação. Com isso, os participantes poderão desfrutar de experiência artística com formação continuada e ainda ter bases para implantação de atividades de dança nas escolas. Em oito meses de trabalho, o projeto alcançará 30 escolas, dialogando diretamente com escolas de todas as regiões da cidade.

Apresentações artísticas do Caleidos Cia. servirão de epicentro para o desenvolvimento das outras atividades do projeto. Com temáticas e abordagens artísticas diferentes, três espetáculos diferentes serão compartilhados com estudantes de EMEI, EMEF e EJA assim como com professores, funcionários e gestores escolares. Os três espetáculos têm como foco a defesa e discussão dos direitos humanos em diferentes faces: a ludicidade, a LGBTfobia e a igualdade de gênero.

Em setembro, para finalizar o projeto, professores e gestores participantes do projeto Leituras da Dança, assim como a comunidade escolar como um todo, se encontrarão em um Seminário sobre dança e educação, discutindo o desenvolvimento do projeto nas escolas em diálogo com especialistas. O projeto Leituras da Dança 2020 tem realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Incrições e informações até 15/02 no site www.institutocaleidos.com

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend