Espetáculos, Notícias

Inspirado em carta do tarot, espetáculo de dança ‘A Torre’ questiona estruturas da sociedade

De 14 a 30/05, sempre às sextas, sábados e domingos, acontece a temporada online do espetáculo “A Torre”, que faz uso da relação com dança e vídeo para questionar fortes estruturas sociais e refletir sobre como alterá-las. A direção é de Vinícius Dantas, com performance da bailarina Janette Santiago.

A ideia da obra surgiu a partir de uma das cartas do baralho de Tarot que dá nome ao espetáculo. A imagem contida na carta ‘A Torre’, mostra uma construção alta sendo atingida por um raio, o que, para o diretor do espetáculo, remete a um padrão de sociedade que começa a desmoronar.

“Ao falar sobre esse projeto, relembro de cenas como as pessoas se jogando do World Trade Center quando atingido pelos dois aviões, em 2001. Esse é um símbolo fortíssimo de que a nossa sociedade está ruindo e que estruturas de poder e construção de engrenagens tradicionais precisam ser revistas em diversos aspectos. Ao mesmo tempo que ele indica poder, também é um constante alerta: se você está em cima, um dia, você também pode cair”, explica.

Para Vinicius Dantas, esse trabalho também tem aberto uma possibilidade de pesquisa muito interessante sobre a conversa entre dança e tecnologia. Ele ressalta a oportunidade de usar o momento crítico a favor da arte indo além de um registro em vídeo de um espetáculo de dança e pensando nas possibilidades deste meio. “A Torre é uma construção que surge num ateliê de cerâmica, o primeiro ensaio é uma escultura de uma torre feita em corpos humanos feitos de barro. Depois, temos vivido o encontro com criativos incríveis que têm trazido fogo para essa produção, que vai tomando forma neste encontro de linguagens”, conclui.


O que: espetáculo “A Torre”
Quanto: gratuito
Programação:
sex e sáb, às 21h | dom, às 19h

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend