Notícias

Inscrições abertas para quarta turma da Pós-Graduação em Dança de Salão

Estão abertas até 27/04 as inscrições para a quarta turma do curso de pós-graduação em “Teoria e Movimento da Dança, com Ênfase em Danças de Salão”, oferecido pela Faculdade Metropolitana de Curitiba (FAMEC), em São José dos Pinhais, Paraná. O início das aulas está previsto para o segundo semestre de 2012 e a confirmação da turma está sujeita a um número mínimo de matriculados.

Único do gênero no país, o curso, criado e coordenado pela professora Gracinha Araújo, já formou duas turmas de profissionais vindos de vários estados brasileiros e possui uma terceira turma em curso. A pós é destinada a profissionais da dança, professores e pesquisadores, graduados em qualquer área, que atuem nas Danças de Salão. O objetivo é promover o estudo e a pesquisa teórico-práticos, buscando o aprimoramento da formação e qualificação dos profissionais atuantes nas Danças de Salão, por meio de curso de Especialização Lato Sensu.

Veja também:
Pós em dança de salão traz novas perspectivas na área
Pós em dança de salão apresenta novas disciplinas em 2011

Informações: (41) 3593-1200 / http://famec.fiepr.org.br/

Previous ArticleNext Article
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

3 Comments

  1. Vejo essa oferta como mais uma boa oportunidade para que os profissionais interessados reciclem os seus conhecimentos, mediante estudos científicos, e não apenas em aprender passos e mais passos. Isso qualquer pessoa interessada poderá aprender contratando os serviços de um bom profissional e efetuar aulas para tal finalidade.
    O que vislumbro nessa oportunidade é o resgate da essência das Danças de Salão, sua história, suas finalidades, criar polêmicas, criar trabalhos técnicos e científicos embasados. Mesmo porque é notório que a bibliografia envolvendo as Danças de Salão é muito pobre, resumindo-se a algumas biografias de figuras proeminentes da mesma, e só. O que o curso oferta é, conhecimentos técnicos e práticos dos mais variados gêneros por ele proporcionado, e não aqueles velhos “chavões”, “clichês” de receitas prontas, de apenas aulas práticas para aprender algum gênero. O que notadamente escutamos no dia a dia, é: “eu sei dançar muito bem e não necessito disso”. Vejo assim: depende muito dos objetivos particulares de cada pessoa interessada. Vejo também como mais uma boa opção para que os profissionais envolvidos com as Danças de Salão cresçam profissionalmente, pois atualmente essa modalidade não está apenas restrita aos salões, mas sim já galgando espaços em teatros, instituições de ensino, e já com a preocupação de que o profissional envolvido nisso tudo tenha algum respaldo pedagógico e não apenas conhecimentos de salão.
    É também uma maneira de se tentar colocar as Danças de Salão num patamar elevado de ser reconhecida como as demais artes, principalmente no tocante às Danças de maneira geral.
    E para complementar, o que está em andamento é uma terceira turma, visando a abertura de uma quarta. Curso inédito e único no Brasil, sinal de que o mesmo é sério e tem a credibilidade necessária.

    E mais um ponto positivo, agora a Faculdade Metropolitana de Curitiba – FAMEC que está ofertando esse curso desde 2005, é a mais nova “filha” do sistema FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

    abraços a todos.
    Airton

  2. Sem dúvida está faltando o “ESTUDAR” para os profissionais/professores de Dança de Salão do país, em especial Curitiba! Isso é um diferencial, indiscutivelmente! Vivenciar, interagir, promover, receber, dividir…a Pós faz isso e o SABER nos contagia! Se tiver a oportunidade de estar em Curitiba um final de semana por mês, ou de fazer acontecer em sua cidade, não perca a oportunidade! Essa Pós não é só Teoria, é conhecimento e crescimento, pois tudo acontece em velocidade máxima no mundo lá fora e quem não corre atrás, fica para trás…como dizem: a fila anda! Mas no mundo da Dança, a fila corre!
    Eu recomendo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend