Cinema e TV, Ler, Ver e Ouvir

Inicia a temporada 2016/2017 de exibição de espetáculos do Ballet Bolshoi nos cinemas

Pelo quarto ano consecutivo, a UCI Cinemas traz para o Brasil a temporada do Ballet Bolshoi. Dessa vez, a rede vai exibir, em alta definição, sete espetáculos em 15 salas distribuídas pelo Brasil. O Dança em Pauta foi conferir a pré-estreia do balé que abre a temporada do Bolshoi 2016-2017 “The Bright Stream”, que será exibido neste final de semana, 22/10, às 13h30 e 23/10, às 13h. Dirigido por Alexei Ratmansky e gravado em abril de 2012, a apresentação conta a história de Zina que reencontra uma bailarina, sua amiga de infância, durante o festival da colheita em uma fazenda. Para dar uma lição no marido infiel de Zina, a amiga e seu companheiro decidem trocar de lugar com Zina na apresentação daquela noite. A obra tem um toque de comédia pastelão, com destaque especial para o bailarino Ruslas Skvortsov dançando e interpretando vestido de sílfide.

O balé será exibido nas seguintes salas da rede UCI:

  • UCI Anália Franco e UCI Jardim Sul (São Paulo);
  • UCI New York City Center e UCI ParkShopping Campo Grande (Rio de Janeiro);
  • UCI Kinoplex Plaza Casa Forte e UCI Kinoplex De Lux Recife Shopping (Recife);
  • UCI Kinoplex Iguatemi Fortaleza (Fortaleza);
  • UCI Bosque dos Ipês (Campo Grande);
  • UCI Estação (Curitiba);
  • UCI Kinoplex Independência Shopping (Juiz de Fora);
  • UCI Ribeirão (Ribeirão Preto);
  • UCI Orient Shopping da Bahia e UCI Orient Shopping Paralela (Salvador);
  • UCI Kinoplex Shopping da Ilha (São Luís);
  • UCI Shopping Bosque Grão-Pará(Belém).

Confira as outras apresentações desta temporada e programe-se:

A Era Dourada (19 e 20/11):
Uma sátira da Europa dos anos 20. A história se passa em uma cidade litorânea, onde comércio e máfia estão ganhando espaço cada vez maior. O jovem Boris se apaixona por Rita, dançarina de um cabaré local e namorada de um gangster conhecido na região. Criado por Yuri Grigorovich, o público vai poder acompanhar, com muito ritmo e variações de estilo de dança, o caminho que a paixão proibida de Boris vai seguir.

O Quebra-Nozes (10 e 11/12):
Baseado na história de E.T.A. Hoffmann é um dos maiores clássicos do mundo. Com a música icônica de Tchaikovsky e cenários e figurinos encantadores, este belo conto explora os temas universais do amor, do poder e do mal. Esta versão coreográfica, criada para o Bolshoi por Yuri Grigorovich, está cheio de romantismo e reflexões filosóficas sobre o amor ideal. Magistralmente interpretada pelos bailarinos do Bolshoi, vai encantar toda a família para a época festiva, provando que nunca se é muito jovem ou muito velho para se encantar por O Quebra-Nozes.

O Lago dos Cisnes (11 e 12/02):
O espetáculo conta a história do jovem Príncipe Siegfried, que se apaixona por Odette. Em uma tarde ensolarada, às vésperas de completar 21 anos, ele foi se divertir com os amigos às margens do lago dos cisnes. Ao entardecer, o lugar ficou rodeado de moças vestidas de branco, mas uma em especial chamou sua atenção. Enquanto conversava com ela, o príncipe se viu perdidamente apaixonado e não perdeu tempo, convidou Odette para sua festa de aniversário no dia seguinte. Ao saber da decisão de Siegfried, um feiticeiro local transformou sua filha Odile em uma cópia fiel de Odette. Ao chegar à festa, a bela se decepciona ao ver as declarações de amor entre o príncipe e Odile. Siegfried vê que algo está errado, mas o feiticeiro logo percebe que seu plano está indo por água abaixo e faz Odette voar pela janela. Siegfried se joga com a amada e os dois acabam no lago. Certo de sua decisão, ele jura amor eterno a Odette, mas a jovem agora está condenada a ser cisne para sempre por causa do encantamento.

A Bela Adormecida (11 e 12/03):
Baseado no conto de fadas do escritor francês Charles Perrault, o balé foi composto pelo russo Tchaikovsky. O espetáculo apresenta o rei e rainha Florestan. Eles acabaram de ter uma filha e convidam as fadas para serem suas madrinhas. Mas, durante a cerimônia, a terrível fada Carabosse aparece revelando que não havia sido chamada. Como vingança, seu presente é um feitiço: quando a princesa Aurora completar 16 anos, irá se picar com uma agulha e cairá em um sono eterno. Por sorte, outra fada ainda não tinha oferecido seu presente, e contraria Carabosse prometendo que Aurora não dormirá para sempre, mas que precisará de um príncipe para despertá-la com um beijo. A partir de então, o rei e a rainha vão fazer de tudo para que a pequena Aurora não tenha contato com objetos pontiagudos.

Uma Noite Contemporânea (29 e 30/04):
Por uma noite, o Bolshoi assume um novo desafio com audácia em The Cage, por Jerome Robbins, os estudos de Harald Lander e as Estações Russas de Alexei Ratmansky. Esse encontro entre alguns dos melhores dançarinos do mundo e mestres da coreografia contemporânea resulta em uma notável síntese, levando a energia de Robbin, o virtuosismo de Lander e o brilho gracioso de Ratmansky para outro nível.

Um Herói do Nosso Tempo (27 e 28/05):
Este é o balé que fecha a temporada 2016/2017 com a história de Pechorin, um jovem trabalhador. Ele embarca em uma jornada através das montanhas majestosas do Caucasus, num caminho definido por seus encontros apaixonados. Desiludido e descuidado ele causa dor sobre si e as mulheres ao seu redor.


O que: temporada Ballet Bolshoi 2016/2017 na rede cinemas UCI
Quando: estreia 22 e 23/10 com ” The Bright Stream”
Quando: Sábado, às 13h30 e domingo, às 13h
Quanto: R$ 50,00 (salas convencionais) e R$ 60,00 (salas DELUX)
Informações: www.ucicinemas.com.br

Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend