Ler, Ver e Ouvir, Vídeos Indicados

Grupo Perla Flamenca lança vídeodança com versão de “Recuerdos de Ypacarai” em ritmo de buleria

Em tempos difíceis como o que humanidade vem atravessando com a pandemia, a arte realmente se revela como grande ferramenta motivacional. Neste sentido, artistas como a bailaora Miri Galeano e o guitarrista Jony Gonçalves, diretores do grupo “Perla Flamenca – Arte em Movimento”, trazem a esperança de dias melhores com seu incansável trabalho e amor pela dança, música e cultura flamenca em geral.

Nesta terça (08/12), às 10h, o casal celebra o marco dos festejos da “Nossa Senhora de Caacupé”, padroeira do Paraguai, terra natal de Miri, com o lançamento de um trabalho criado durante a pandemia, o vídeodança “Recuerdos de Ypacarai – Flamenco”, que traz uma versão, em ritmo de buleria, da famosa canção “Recuerdos de Ypacarai”, uma guarania paraguaia.

Além da produção artística de Miri e Jony, a obra conta também com a participação de músicos de destaque do Brasil, Paraguai e Espanha, interpretando a canção. A versão traz a fusão de duas culturas, a guarani e a flamenca, em uma homenagem tanto ao Paraguai quanto a grande paixão do casal, o flamenco, que tem suas raízes na Espanha.

Radicada no Brasil desde o casamento com o guitarrista Jony, mesmo longe de casa, Miri Galeano, a “Perlita”, mantém a conexão com a arte de sua terra, sempre levando ao Paraguai o fruto de suas vivências e aprendizagens, que fizeram dela uma artista magnífica e versátil.

“Esta nova proposta artística busca enaltecer o flamenco no Paraguai, impulsionando e popularizando esta arte para que cresça ainda mais na cultura do país de terra vermelha”, comenta Miri.

O lançamento oficial do trabalho é no canal do Perla Flamenca no Youtube e o grupo convida todos a postarem seus vídeos dançando ao som da versão flamenca de “Recuerdos de Ypacarai” nas redes sociais, usando a hashtag #ypacaraiflamencochallenge .

“Nesta versão de “Recuerdos de Ypacarai” por Bulerias, homenageamos ambos os países, Espanha e Paraguai, com seus artistas flamencos e seu folclore. Também abrimos um novo caminho, em que novos bailaores, cantaores, guitarristas, músicos e artistas como um todo, poderão explorar e desfrutar desta bela linguagem que é o flamenco”, ressalta Jony Gonçalves.

A versão tem a participação de José Anillo no cante, Marcelo Galeano no piano, Guilherme Monteiro no baixo, Perla Rojas na harpa e Vinicius Galeano Pereira nos jaleos. A edição de imagens é de Neri Schimdt e no apoio da produção Aery Koda.

Confira o resultado:


O que: vídeodança “Recuerdos de Ypacarai – Flamenco”
Quando: 08/12/2020, às 10h
Onde: canal no YouTube do Perla Flamenca

Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend