Cursos/Oficinas, Notícias

Grupo de dança promove oficinas online gratuitas de Capoeira

Estreia nesta quarta (07/04), às 17h, uma série de cursos e workshops gratuitos de capoeira, música e dança, que serão ministrados pelo grupo de dança Asili Coletiva até o mês de julho. As atividades são abertas a pessoas de todas as idades, desde que aptas à prática de atividades físicas ou com liberação médica.

Intitulada ‘Fortalecendo o Povo Preto’, as atividades baseiam-se no compartilhamento de saberes e manifestações de origem negra. Na primeira edição, o grupo de dança promove uma oficina de capoeira e foca as comunidades da zona norte paulistana. As aulas são gratuitas, realizadas de modo online e a condução fica a cargo do Mestre Faíska.

O diretor da Asili Coletiva, o bailarino e educador Felipe Cirilo, explica que o grupo elaborou diferentes atividades visando ampliar a interlocução do grupo com comunidades marcadas por grande presença negra em cada uma das regiões da capital paulistana e, sobretudo, estimular a integração de diferentes pessoas, bairros e regiões.

Com fundamentos da capoeira regional e angola, esse tipo de prática estimula as habilidades psicomotoras, fortalecimento e alongamento da musculatura, melhora na condição cardiovascular, consciência corporal e equilíbrio emocional, entre outros benefícios. Do ponto de vista social, a atividade estimula o contato com saberes ancestrais, ampliação do senso de comunidade e novas redes de amizades – prática tão impactada pela pandemia por Covid-19.

A série de atividades Fortalecendo o Povo Preto integra o projeto Quilombo das Artes, contemplado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI 2), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.


O que: oficina de Capoeira – Fortalecendo o Povo Preto | Asili Coletiva
Quando: 07/04 até julho, todas as quartas, das 17h às 18h30
Quanto: gratuito
Inscrições e informações: Instagram do grupo

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend