Espetáculos/Shows, Notícias

Grupo de breaking estreia espetáculo online inspirado nas “Block Parties”, festas de rua da cultura hip-hop

Nos dias 16 e 18/04, o grupo Unity Warriors inicia a temporada de estreia online do espetáculo “MANOfestAÇÃO”, um manifesto através da dança breaking, inspirado nas “Block Parties”, originais festas de rua da cultura hip-hop que, em meio ao descaso e caos, eram pontos de encontro entre jovens que encontraram na dança refúgio e espaço de protesto.

“MANOfestAÇÃO trás à tona aquilo que nos aprisiona, buscando representar, artisticamente, a desigualdade social e o racismo estrutural, que molda o imaginário social e atravessa nosso fazer, enquanto cidadãos e artistas periféricos, que no meio de tantas adversidades, barreiras invisíveis e visíveis continuam resistindo”, comenta Vinicius Silva, diretor artístico do grupo.

Além do espetáculo, o projeto contará ainda com quatro cursos gratuitos de formação continuada em danças urbanas, destinados a crianças e jovens de projetos sociais na periferia da cidade de São Paulo. As ações serão executadas nos próximos meses, tão logo as restrições impostas pela pandemia forem flexibilizadas.

As ações fazem parte do projeto do Coletivo contemplado na 1ª Edição do Prêmio Aldir Blanc de apoio a cultura na cidade de São Paulo – módulo Maria Alice Vergueiro, viabilizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura, e pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

“A cultura hip-hop e o breaking sempre foram nossas ferramentas principais. É uma satisfação poder compartilhar nossos processos através de um projeto beneficiado por recursos da Lei Aldir Blanc, criada por artistas do Brasil, incluindo nós da periferia”, explica Igor Souza, fundador do grupo.

Sobre o Grupo Unity Warriors
Foir criado em 2015, a partir da união de jovens da periferia da Zona Leste e Noroeste da cidade de São Paulo, com a proposta de celebrar a cultura hip-hop através do breaking. Atualmente, é um dos importantes representantes da arte urbana brasileira no exterior, tendo sua trajetória marcada por participações emblemáticas em muitos dos maiores eventos da cultura hip-hop e das artes urbanas do mundo. O grupo, ou “crew” – palavra em inglês usada para designar um coletivo de breaking -, tem como principal característica o processo de ensino/aprendizagens em projetos sociais em São Paulo e as competições de dança, espaços onde o hip-hop age como mediador de ideias e de diálogo direto com a comunidade, pontos fundamentais para a criação de identidade do grupo.


O que: espetáculo MANOfestAÇÃO | grupo Unity Warriors
Quanto: gratuito
Informações: Instagram
Programação:

Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend