Ler, Ver e Ouvir, Livros

Gesto Flamenco: livro traz esta arte sob perspectiva teórica e poética

Nesta sexta (18/12), a artista e pesquisadora Daniele Zill lança o livro ‘Gesto Flamenco’ pela Edições FUNARTE (Fundação Nacional das Artes), trazendo um estudo sobre o gesto na especificidade da linguagem flamenca. Para marcar o lançamento da obra, às 17h, a autora participa de bate-papo com três representantes da Fundação – Fabiano Carneiro, coordenador de Dança; José Maurício Moreira, gerente de Edições; e Carlos Eduardo Drummond – no canal da Funarte no YouTube.

A autora, que é Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS e, desde 2013, se dedica à difusão e à pesquisa dessa linguagem artística, desenvolveu o livro a partir de sua experiência, criando um espaço de registro sobre a história dos 20 anos de atividades do coletivo Del Puerto, de Porto Alegre-RS, e abrindo um novo território para a pesquisa sobre flamenco no Brasil, tanto no universo acadêmico, quanto literário. A publicação também propicia um lugar de reflexão crítica sobre a dança na contemporaneidade e sobre o campo das artes no Brasil.

Movida por compreender o flamenco como fenômeno cultural, situando esta linguagem artística na contemporaneidade, Daniele estabelece um recorte através da análise do espetáculo Las Cuatro Esquinas, um dos maiores projetos da história do coletivo Del Puerto desde sua fundação em 1999. Durante os três anos em que esteve em cartaz, a montagem foi premiada com oito troféus do Prêmio Açorianos de Dança 2012 e circulou nacionalmente através do edital Klauss Vianna em 2015.

Além da análise descritiva das cenas, para investigar na especificidade o gesto e os discursos do corpo do grupo, foram utilizados outros registros do espetáculo como acervo de fotos, materiais de consagração, diários de ensaio e outras anotações, bem como depoimentos de integrantes da companhia.

“O gesto flamenco é um somatório, uma edificação, formada por modulações de tônus e ancestralidade (inventividade e tradição), treinamento corporal e atravessamentos afetivos (técnica e temperamento), especificidades artísticas e processos colaborativos (aparato técnico e processos criativos). São elementos ou estruturas que, apesar do aparente antagonismo, estão fortemente agregadas, formando o que nomeei de corporeidade flamenca, na qual o gesto flamenco está apoiado”, analisa Daniele.

Sobre a autora
Daniele Zill é artista e pesquisadora, multi colaboradora do coletivo Del Puerto desde 1999, data de sua fundação pela bailarina Andrea Del Puerto. Desde 2013, a artista também se dedica à difusão e à pesquisa de linguagem flamenca no meio acadêmico. Soma-se ao flamenco a sua formação em música e a graduação em fisioterapia, experiências que foram fundamentais para a realização da pesquisa intitulada ‘Corpo Del Puerto: investigação do gesto flamenco no espetáculo Las Cuatro Esquinas’. A pesquisa foi desenvolvida no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS (IA/DAD), entre os anos de 2015 e 2017 e o manuscrito, de caráter inédito, que recebeu a nota máxima e recomendações de publicação pela banca examinadora, agora publica o livro GESTO FLAMENCO.


O que: lançamento do livro ‘Gesto Flamenco’
Quando: 18/12, às 17h
Onde: Canal da Funarte no Youtube
Preço livro: R$ 40,00
Informações/compra: livraria@funarte.gov.br

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend