Ler, Ver e Ouvir, Vídeos Indicados

Gala Clássica SPCD traz bailarinos e pianista da Osesp em projeto inédito

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) disponibilizou gratuitamente, no canal da Companhia no YouTube, o vídeo da Gala Clássica, projeto inédito no meio digital. Gravada em 2020, na Sala São Paulo, com plateia vazia, e exibida no fim do ano pela TV Cultura, a produção reúne solos, duos e quartetos de curta duração de forma a revelar as reverberações do balé clássico nos dias de hoje.

Concebido por Inês Bogéa, diretora da SPCD, o projeto é uma obra audiovisual composta por releituras assinadas por bailarinos e ensaiadores da SPCD de trechos extraídos de grandes balés de repertório, como Grand Pas de Quatre, La Esmeralda, Giselle, Paquita e A Bela Adormecida. Há também uma criação original intitulada Bagatelle, de autoria de Gaetano Terrana, estruturada a partir da linguagem clássica.

A interpretação fica por conta dos bailarinos da Companhia com acompanhamento ao vivo de Olga Kopylova, pianista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). A direção de vídeo é de Marcos Rombino, do programa Clássicos, da TV Cultura, com iluminação de Wagner Freire.

“Gala Clássica procura revelar a beleza da dança clássica desde o romantismo até o classicismo e refletir sobre como essas obras repercutem através do tempo. É um projeto que nasceu do desejo de dar vazão a processos criativos coletivos mesmo diante do desafio imposto pelo novo arranjo social no qual vivemos. Por isso, os bailarinos dançam sozinhos ou apenas com quem já convivem em seu dia a dia fora da sala de ensaio, o que traz um forte sentimento de cumplicidade para a cena. Seu lançamento neste momento, no ambiente virtual, reforça o desejo da Companhia de se manter conectada a seu público onde ele estiver”, explica Inês Bogéa, diretora artística e executiva da São Paulo Companhia de Dança.

Confira o vídeo:

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend