Festivais/Mostras, Notícias

Físico, Verbal e Emocional: evento de dança emprega a arte em defesa das mulheres

De 05 a 08/03, a Brainstorm Dance Company, de Curitiba-PR, promove o evento de dança “Físico, Verbal e Emocional”. 100% online e gratuito o objetivo é enfatizar como o suporte e a união têm papel essencial no fortalecimento de mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade, buscando conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres. Na programação estão espetáculo de dança, aulas, bate-papos com as artistas e o espaço ‘InspirARTE’, uma live/vitrine para projetos e ações femininas que enfatizem as mulheres e a arte em suas diferentes representatividades.

O evento “Físico, Verbal e Emocional”, leva o nome do espetáculo, que terá exibição diária. A obra apresenta uma riqueza artística trazida por sete bailarinas, mulheres, artistas co-criadoras com experiência nacional e internacional, que dividem o palco em uma linda e surpreendente mistura. Transitando entre os estilos Hip Hop, Krumping, House e Dança Contemporânea, essas artistas propõem uma reflexão sobre a violência contra a mulher e prometem emocionar a plateia.

Em 2020, o espetáculo foi aprovado pelo edital PROFICE e viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Paraná, com o apoio da ‘Copel Distribuição S/A. Estavam previstas dez performances em cidades paranaenses com altos índices de violência contra a mulher e acesso limitado à cultura, algumas, adiadas em função da pandemia da Covid-19.

Bailarinas da Brainstorm Dance Company. | Foto: Guillaume B.

“Dentre os tantos ‘efeitos colaterais’ que a pandemia trouxe, destaca-se o aumento significativo da violência doméstica e familiar sofrida por mulheres e crianças, em função do isolamento domiciliar. Com o interesse em manter essa voz ativa e enfatizar a importância desse debate, especialmente neste momento, surgiu a necessidade de dar continuidade a este projeto”, comenta a bailarina e coreógrafa Julianas Kis, diretora da Brainstorm Dance Company.

Além do espetáculo, durante o evento, o público poderá participar de aulas de dança e bate-papo com as artistas, e lives informativas trarão mulheres em suas diferentes representatividades para dialogar sobre a violência doméstica e a arte como ferramenta de transformação. Uma das lives será com Ana Poltronieri, irmã de Maria Glória Poltronieri, a Magó, bailarina de 25 anos brutalmente assassinada em janeiro de 2020 em um caso de feminicídio que chocou o país. Também são convidadas do evento: Sonia Guajajara, Tatiana Araújo, Jéssika Gomes, Malki Pinsag, Amally Mossi, FaBgirl, Cintia Ishizaka e Hillana Santiago.

O encerramento do evento foi planejado especialmente para 08 de março, como forma de celebrar o Dia Internacional da Mulher.

“Mais que um evento cultural, esse trabalho é um manifesto em prol do respeito e do empoderamento feminino. Na luta pela consciência coletiva e equidade de gênero, o respeito e a integridade física e mental das mulheres são pilares fundamentais para esta mudança. Estamos em um momento crucial para criar formas propulsoras que deem suporte à essa nova percepção com o objetivo de conscientizar e possibilitar uma sociedade igualitária”, ressalta Juliana Kis.

Sobre a Brainstorm Dance Company
Cia de Dança de Curitiba-PR, com mais de 10 anos de estrada, idealizada e dirigida pela bailarina e coreógrafa Juliana Kis com a intenção de criar uma imagem diferenciada no cenário da dança. Transitando entre o Hip Hop e a dança contemporânea, o grupo agrega bailarinas de diferentes vivências corporais, criando assim uma imagem heterogênea e ao mesmo tempo harmônica. Todas as integrantes possuem vasta experiência em dança e tem suas carreiras projetadas também no mercado internacional. Ao longos dos anos, a Cia. vem crescendo e ganhando espaço no cenário da dança, através de convites para aberturas em festivais e premiações alcançadas em eventos de grande porte, como ‘Rock in Rio Street Dance’ e ‘Batalha no Salto’ na TV Xuxa (Rede Globo).


O que: evento “Físico, Verbal e Emocional” | Brainstorm Dance Company
Quando: 05 a 08/03
Quanto: gratuito
Onde:
Espetáculo (diariamente, às 19h30) – neste link
Demais atividades – neste link

Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend