Festivais/Mostras, Notícias

Festival de Dança de Joinville anuncia os 24 jurados de sua 39ª edição, neste mês de julho

Com a chegada do mês de julho, a expectativa dos participantes do Festival de Dança de Joinville só aumenta e a organização, aos poucos, vai divulgando todos os detalhes, como a equipe que formará o júri de 2022 nas diferentes modalidades de dança que fazem parte da mostra competitiva. Nesta 39ª edição serão 24 profissionais de dança com a missão de avaliar as 195 coreografias a serem apresentadas por 99 grupos durante a Mostra Competitiva e as 50 coreografias executadas por 32 grupos no Meia Ponta.

O professor, pesquisador e coreógrafo Marco Aurélio, estreante no júri do evento na modalidade Danças Populares Internacionais, conta que sua relação com o Festival de Dança de Joinville é antiga, começou como bailarino e cursista, se estendendo como coreógrafo de grupos que participaram em todas as categorias de danças populares, infantil, com o Meia Ponta, e júnior e adulto na Mostra Competitiva. Com vários de seus trabalhos como coreógrafo campeões no evento, ele também foi palestrante em atividades promovidas pelo festival no decorrer das edições.

“O festival contribuiu para minha formação enquanto artista, pesquisador e professor e sempre me oportunizou momentos de troca com os colegas. Estou ansioso por assistir os trabalhos de danças populares, sempre muito mágicos e diversos, mas também, como jurado, poder criar um canal de comunicação mais próximo com coordenadores e coreógrafos, a partir da reunião com eles, no dia seguinte as apresentações, e dos comentários que mandamos em tempo real, uma impressão da obra e daquele recorte que a gente está assistindo”, comenta Marco.

Jurado na categoria Jazz, o professor e coreógrafo Edson Santos, relata que o festival faz parte da sua história na dança. Sua primeira participação foi em 1985, terceira edição do evento, como bailarino do grupo Raça, na época dirigido por Roseli Rodrigues. Por anos ele seguiu competindo na mostra e depois passou a atuar como coreógrafo, recebendo várias indicações como melhor coreógrafo e conquistando a premiação em 2011.

“Minha expectativa é imensa. Voltar como jurado é a certeza de que tenho feito algo proveitoso na vida e que a dança foi minha melhor escolha. E o Festival de Dança de Joinville teve muito a ver com isso”, afirma Edson.

Eleonora Greca, que por anos integrou o elenco do Balé Teatro Guaíra como primeira bailarina, e compõe o júri na modalidade Balé Neoclássico, destaca a alegria de ver os bailarinos de volta aos palcos após todos os empecilhos da pandemia.

“Estar de volta com o Festival de Dança de Joinville é uma grande alegria. A expectativa é grande de ver estes meninos e meninas tão sedentos de público e de poder mostrar seus talentos. Desejo boa sorte a todos e esperamos uma grande festa”, diz a bailarina.

As performances para classificação de dançarinos jovens e adultos em oito gêneros, no palco principal do Centreventos Cau Hansen, acontecem entre os dias 20 e 28 de julho, sempre a partir das 19h. A divulgação dos campeões ocorrerá nos dias 29 e 30 de julho. Já o Meia Ponta será realizado entre os dias 27 e 29 de julho, sempre a partir das 14h, no Teatro Juarez Machado, com o reconhecimento aos pequenos prodígios marcado para 30 de julho.

Confira a relação de jurados do 39º Festival de Dança de Joinville:

Mostra Competitiva

  • Balé Clássico de Repertório: Fauzi Mansur, Maria Riccetto e Paulo Rodrigues.
  • Balé Neoclássico: Eleonora Greca, João Wlamir e Tíndaro Silvano.
  • Dança Contemporânea: Eva Schul, Rodrigo Werneck e Suely Machado.
  • Danças Populares Brasileiras: Graça Martins, Jesse Cruz e Nildinha Fonseca.
  • Danças Populares Internacionais: Jorge Luiz Zimmer, Liane de Luna e Marco Aurélio.
  • Danças Urbanas: Ana Cristina Ribeiro, Ray Santos e Ugo Alexandre.
  • Jazz: Cristina Cará, Edson Santos e Regina Sauer.
  • Sapateado: Chris Matallo, Leo Dias e Patricia Carillo.

Meia Ponta

  • Fauzi Mansur, Jorge Luiz Zimmer, Larissa Araujo, Nildinha Fonseca, Patricia Carillo, Ray Santos e Rodrigo Werneck.

O que: 39º Festival de Dança de Joinville
Quando: 19 a 30/06
Onde: Centreventos Cau Hansen
Avenida José Vieira, 315, América | Joinville-SC
Informações: festivaldedancadejoinville.com.br

Previous ArticleNext Article
Diretora do portal Dança em Pauta | Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de comunicação. Trabalhou em publicações segmentadas na área de entretenimento e cultura em Curitiba-PR, Maringá-PR e São Paulo-SP. Em 2010, lançou o portal Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. É coautora do livro “200 anos de Dança de Salão no Brasil – Volume 4” (2012), organizado pelo pesquisador Marco Antonio Perna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend