Notícias, Universo da Dança

Faleceu nesta segunda (01/11), Hulda Bittencourt, fundadora da Cisne Negro Cia de Dança

Faleceu nesta segunda (01/11), aos 87 anos, um dos grandes nomes da dança nacional, Hulda Bittencourt, fundadora da Cisne Negro Cia de Dança, uma das mais respeitadas e longevas companhias de dança do Brasil. ‘Dona Hulda’, como era carinhosamente chamada, sofreu um AVC ao chegar em casa, na noite do último sábado, depois de assistir, junto com uma amiga, ao espetáculo Primavera, do Grupo Corpo, no Teatro Alfa. Desde então estava internada no Hospital Albert Einstein.

Hulda estava em plena atividade como diretora artística e fundadora da Cisne Negro, ao lado da filha Dany Bittencourt. Para o diretor Jorge Takla, que dirigiu o espetáculo H.U.L.D.A (2017), em homenagem a ela e com participção da bailarina Ana Botafogo, a artista era a “alma da Cisne Negro”.

Hulda formou centenas de bailarinos, apoiou a criação de 42 espetáculos pela sua companhia e administrava, ao lado das filhas Dany Bittencourt e Giselle Bittencourt, a Companhia de Dança e o Estúdio de Ballet Cisne Negro, em funcionamento há mais de 60 anos.

Hulda Bittencourt entre os bailarinos participantes da seletiva 2019 do YAGP no Brasil. | Foto: Keyla Barros.

Pioneira em sua área, há 44 anos a bailarina e coreógrafa Hulda Bittencourt recebia na sua escola de dança vários estudantes de Educação Física da USP, interessados em ter aulas de balé com uma das pupilas de Maria Olenewa, bailarina russa que inaugurou as primeiras turmas profissionalizadas de balé clássico no Brasil. Sem nunca ter trabalhado como professora de homens antes, a bailarina aceitou a empreitada. A partir daí, começou a longeva trajetória da Cisne Negro Cia de Dança, que completou 44 anos em 2021, com espetáculos por todo o Brasil e exterior.

A companhia foi fundada em 1977 com um elenco misto, formado por bailarinas do Estúdio de Ballet Cisne Negro (escola que ela fundou em 1959) e alunos da Faculdade de Educação Física da USP.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend