Espetáculos/Shows, Notícias

Espetáculo reverencia a cultura popular brasileira e luta contra o machismo

De 28/02 a 28/03, no YouTube, a Cia O Clã da Dança apresenta o espetáculo “Chão de Memórias”, um ato político contra a cultura patriarcal, o machismo e a misoginia. Formado por cinco mulheres de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, o grupo reverencia mestres e mestras da cultura popular brasileira abordando festejos populares e cortejos peregrinos em estradas de terra.

Com foco na história dos mestres, que foi construída em vários territórios demarcados pela cultura patriarcal e eurocêntrica, “Chão de Memórias” mostra a mulher ocupando o espaço que por muito tempo foi dirigido e “apitado” por homens, por mestres.

O espetáculo apresenta as artistas e brincantes empoderando seus chapéus, seus apitos e tornando-as mestras na luta contra o machismo. O luto trazido nos figurinos faz referência a esses atos, como também aos mestres e mestras que sofrem preconceito e que estão sendo esquecidos pela cultura de massa e pelo capitalismo. Já o trabalho corporal das intérpretes é pautado na técnica do Butô em conexão com os trupes, criando uma apresentação híbrida.

O Clã da Dança tem como proposta de encenação o diálogo entre as figuras das manifestações populares com a contemporaneidade, preocupando-se com a representatividade dos mestres e mestras com mulheres brincantes, que utilizam como construção cênica e corporal as figuras de manifestações como o Caboclo de Lança (Maracatu Rural), o Mestre da Congada, o Bastião do Cavalo Marinho e as figuras do Guerreiro e do Vaqueiro de Fitas (Bumba Meu Boi).


O que: espetáculo Chão de Memórias | Cia O Clã da Dança
Quando: 28/02 a 28/03
Onde: YouTube – Canal Cia O Clã da Dança

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend