Espetáculos, Notícias

Espetáculo da Cia. Dual aborda o racismo também presente nas artes

A Cia. Dual faz duas apresentações na capital paulista de seu mais novo espetáculo Linha Vermelha. Nesta sexta (19/11), às 21h, a apresentação será pelo Sesc Ao Vivo com transmissão pelo YouTube e Instagram. No sábado (20/11), às 20h, a apresentação presencial será no teatro do Sesc Santo Amaro. As apresentações integram a programação da Semana da Consciência Negra.

O espetáculo viaja até o século 18 sem abandonar o século 21. O público pode conferir uma mistura de técnicas de dança, teatro e circo. Os quatro artistas contracenam com cordas vermelhas, inspirados na estética das óperas.

“A linha vermelha aparece o tempo todo como uma ligação entre os séculos. A grande questão é: a construção do imaginário racista neste país, inclusive dentro do campo das artes, é um projeto que se mantém em curso e que insiste em invisibilizar, deslegitimar e apagar a presença de artistas pretos como protagonistas da cena artística nacional”, explica Mônica Augusto, atriz que divide a direção com o coreógrafo Ivan Bernardelli.

A presença e protagonismo de artistas negras nas óperas e no teatro no século 18 é uma das motivações da nova criação. “O fato de geralmente não conhecermos suas histórias está relacionado com o racismo estrutural e com a permanência de questões étnicas, raciais e de gênero que desde o Brasil colonial persistem em nossa realidade”, pontua Bernardelli.

Apesar da seriedade do tema, tem vez para risadas. As personagens usam grandes perucas e roupas exageradas, que satirizam figuras da elite colonial brasileira e há também uma abordagem lúdica de conteúdos históricos para plateias de todas as faixas etárias.


O que: espetáculo Linha Vermelha ONLINE | Em Casa com Sesc
Quando: 19/11, às 21h
Onde: youtube.com/sescsp | instagram.com/sescaovivo
Quanto: gratuito

O que: espetáculo Linha Vermelha PRESENCIAL
Quando: 20/11, às 20h
Onde: Teatro do Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505 Santo Amaro | São Paulo-SP
Quanto: R$ 40,00 (inteira)

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend