Notícias, Videodança

Entranhas Marcas: videodança aborda agressões sofridas pelo corpo-mulher e pelo corpo-Terra

Reinventando-se através do audiovisual como uma potente ferramenta de aproximação com o público durante a pandemia, um grupo de mulheres artistas da dança irá lançar no domingo (11/04), às 20h, na plataforma digital Vimeo, a videodança “Entranhas Marcas”, com cerca de 20 minutos de duração e acesso aberto ao público. Após a exibição do curta, às 20h30, haverá uma live em formato de debate entre as realizadoras no Instagram, quando a plateia virtual poderá interagir enviando comentários e perguntas.

A obra escancara as cicatrizes e marcas da violência incitadas pelo sistema patriarcal e colonial que, historicamente, silencia, torna invisível, fragmenta e poda o movimento das mulheres em suas mais intrínsecas relações sociais, políticas e afetivas. Além disso, aborda o corpo-mulher como reflexo das agressões também impressas na Mãe Terra, nas fontes naturais cada vez mais escassas pelas ações desse mesmo sistema capitalista que destrói, explora e chancela o desequilíbrio ambiental.

As gravações foram realizadas no Engenho Pombal, situado no município de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco, e também na Praia de Xaréu, Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul do Estado. “Há uma necessidade de olhar essas dores em coletivo para transpormos a estática com a estética e transformarmos em poética o que nos congela para, assim, movermos corpos e mundos, para movermos e mudarmos o mundo”, frisam as intérpretes-criadoras.

Com direção colaborativa e criação conjunta, o elenco é composto pelas bailarinas Drica Ayub, Isabela Severi e Silvia Góes, direção de fotografia/filmagem de Flora Negri e trilha de Conrado Falbo, o projeto conta com o apoio da Lei Aldir Blanc no Edital de Criação, Fruição e Difusão LAB PE.


O que: lançamento da videodança “Entranhas Marcas”
Quando: 11/04, às 20h
Onde: plataforma Vimeo
Quanto: ingressos gratuitos pelo sympla
Informações: clique aqui

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend