Ler, Ver e Ouvir, Livros

Enciclopédia Itaú Cultural apresenta dança como área do conhecimento através do trabalho de Angel Vianna

“Angel Vianna: corpo, dança e movimento” é o tema da 35ª edição do Caderno do Professor que integra o site da Enciclopédia Itaú Cultural, projeto que celebra duas décadas de existência. O conteúdo estará disponível online a partir da próxima segunda (26/07).

A fim de aproximar a dança do espaço escolar, a proposta do material é, em seis aulas, desenvolver a prática da dança de maneira orgânica e processual, abordando pesquisa e movimentos; apreciar as falas e reflexões de Angel por meio de vídeos, para melhor compreender seu processo criativo; e instigar a consciência corporal.

O plano de aula sugere ao educador começar o encontro com uma roda de conversa, incitando os alunos a pensarem sobre a dança, questionando quem gosta de dançar, qual tipo e quais danças brasileiras conhecem, e se já viram alguma apresentação. Com o caminho de discussão aberto, Angel Vianna é apresentada por meio dos materiais que o próprio Itaú Cultural disponibiliza sobre ela, como seu verbete na Enciclopédia e o hotsite da Ocupação realizada em sua homenagem.

Para aprofundar os saberes da turma sobre a história da artista e seu início na dança, são mostrados registros de sua época como estudante, nos anos 1940, e os desenhos feitos por ela quando frequentava a Escola Guignard, destacando sua multidisciplinaridade. A maneira como Angel retrata o corpo e os movimentos dos trabalhadores, os gestos, a forma de articular os membros superiores e inferiores fazem parte da aprendizagem, também na prática, mexendo o corpo, valorizando a criação autônoma e experiências coletivas dos estudantes.

Por meio de outros verbetes presentes no site, como Academia de dança, os alunos conseguem visualizar a modalidade de forma mais ampla, aprender onde esse termo foi criado, quando a dança começou a ser institucionalizada e estudada, quem foi Luís XIV e a sua importância para o estudo da dança, e quando a dança clássica chegou ao Brasil. Ainda, conhecem outros artistas como Mercedes Baptista, Mariana Muniz, Rainer e Klaus Vianna e Grupo Corpo.

Em outro momento do cronograma de ensino, entram em contato com aspectos mais técnicos da linguagem da dança: conceitos como planos alto, médio e baixo e eixos horizontal, vertical e diagonal, que são exemplificados com figuras ilustrativas. Com isso, este Caderno do Professor, possibilita a aproximação não apenas entre o trabalho da bailarina Angel Vianna e a sala de aula, mas da linguagem da dança, muitas vezes vista apenas como objeto de apreciação, não sendo aprofundada como área de conhecimento. Com ele, a classe tem a oportunidade de vivenciar saberes, repensar a dança no espaço escolar e em experiências coletivas, percebendo-se como agentes criativos.

Sobre a Enciclopédia Itaú Cultural
Com o intuito de contribuir com alternativas pedagógicas e ferramentas multidisciplinares para a formulação das aulas, o projeto idealizado pela Enciclopédia Itaú Cultural disponibiliza mensalmente um plano de aula diferente com conteúdos que abrangem arte e cultura brasileiras. Desta vez, a dança, que muitas vezes é vista apenas como objeto de apreciação, é aprofundada como área de conhecimento.


O que: lançamento 35º Caderno do Professor da Enciclopédia Itaú Cultural
Tema: “Angel Vianna: corpo, dança e movimento”
Quando: 26/07
Onde: enciclopedia.itaucultural.org.br/planos-de-aula
Quanto: gratuito

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend