Ler, Ver e Ouvir, Livros

Dossiê de Dança: publicação contemplada pelo Rumos Itaú Cultural apresenta processos de pesquisa

Nesta sexta (18/02), acontece o lançamento do “Dossiê do Laboratório do Intérprete-Criador: Núcleo de Pesquisa em Dança (Lab.IC 2021)”, uma publicação com relatos das experiências dos processos de pesquisa de seis artistas capixabas, desenvolvendo solos de dança. O projeto, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020, é publicado pela editora Maré e disponibilizado online nas plataformas virtuais SCRIBD, ISSUU e GOOGLE BOOKS, gratuitamente. O Dossiê também conta com textos da coordenadora e idealizadora do trabalho Ivna Messina, da curadora Mariana Pimentel e de dois ouvintes.

A publicação registra oficialmente essas pesquisas em dança com o propósito de difundi-las para o grande público, também podendo servir de fonte para pesquisas futuras. As temáticas abordadas nos trabalhos são variadas, como diversidade, religião, estereótipos, ancestralidade, pertencimento, ecoperformance, exploração do meio ambiente, descolonização do corpo e objetificação do corpo da mulher negra.

Esta é a segunda edição do Lab.IC, realizada de setembro a dezembro de 2021, com encontros regulares coordenados pela bailarina e pesquisadora Ivna Messina, para o desenvolvimento de pesquisa em criação de solos de dança no estado do Espírito Santo. Dentro do projeto aconteceu, ainda, uma mostra aberta ao público, seguida de bate-papo virtual. Os artistas desenvolveram, de maneira colaborativa, projetos autorais, cada qual com sua proposta de tema e linguagem. Agora suas vivências durante todo o desenvolvendo dos trabalhos viram textos compartilhados no Dossiê.


O que: lançamento “Dossiê do Laboratório do Intérprete-Criador: Núcleo de Pesquisa em Dança” | Rumos Itaú Cultural
Quando: 18/02
Quanto: gratuito
Onde: dancanoes.com.br/p/labicdanca

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend