Cursos/Oficinas, Notícias

Dos EUA, coreógrafo Stephen Petronio ministra workshop online gratuito no projeto ‘Câmbio’

Mais de duas décadas após a última apresentação de sua renomada companhia no Brasil, o americano Stephen Petronio, um dos maiores nomes da dança contemporânea, tem novamente um encontro marcado com seus admiradores no país. Diretor artístico do grupo que leva o seu nome, o coreógrafo e dançarino vai ministrar uma oficina online gratuita nos dias 24 e 25/02, das 13h às 16h. Antes disso, no dia 23, às 19h, serão apresentadas, também online, as duas obras mais recentes de Petronio: “American Landscapes” (2019) e “Are You Lonesome Tonight” (2020). A exibição será antecedida por um bate-papo entre Petronio e a diretora e produtora Monique Gardenberg, idealizadora do extinto Carlton Dance Festival, que contou com a presença da Stephen Petronio Company por duas vezes, em 1991 e 1995.

O projeto marca a retomada do CÂMBIO, projeto de programação artística capitaneado pelo diretor e ator Cesar Augusto e o produtor Jonas Klabin, que realizou diversas ocupações, festivais e curadorias entre os anos de 2010 e 2015. A participação da Stephen Petronio Company no CÂMBIO tem o apoio do Mid Atlantic Arts através do USArtists International, em parceria com National Endowment for the Arts, Andrew W. Mellon Foundation e Howard Gilman Foundation.

Apropriada a tempos de pandemia, a oficina será apresentada por Stephen Petronio via aplicativo Zoom, diretamente do Centro de Residência Artística Petronio, no estado de Nova York, com colaboração dos bailarinos da companhia. O coreógrafo vai falar sobre a chamada ‘Técnica Petronio’, não ensinada no Brasil. As vagas são limitadas e os participantes, além de receberem certificação ao final da oficina, também podem ser selecionados para integrar, de forma virtual, o próximo trabalho de Petronio, “New Prayer for Now”, com estreia prevista para maio/junho de 2021.

Sobre Stephen Petronio
Se formou no Hampshire College em Massachusetts, onde também iniciou a treinar técnicas de improviso e dança. Trabalhou com Steve Paxton, influenciando muito seu próprio trabalho e foi o primeiro bailarino masculino da Cia de Dança Trisha Brown (1979 até 1986). Seguiu carreira independente de muito sucesso e prestígio, incluindo: bolsa John Simon Guggenheim Fellowship; prêmios da Foundation for Contemporary Performance Arts e New York Foundation for the Arts; um American Choreographer Award; um New York Dance and Performance “Bessie” Award; e, mais recentemente, em 2015, o Doris Duke Performing Artist Award, consagrando-o como um dos melhores coreógrafos americanos atuais. Petronio criou mais de 80 obras para sua companhia de dança e foi comissionado por algumas das cias de maior prestígio no mundo, incluindo Ballet Frankfurt do William Forsythe (1987), Deutsche Oper Berlin (1992), Lyon Opera Ballet, entre muitos outros.


O que: projeto ‘Câmbio’ | com o coreógrafo Stephen Petronio
Quando: 23 a 25/02
Quanto: gratuito
Informações: cambio.art.br
Programação:

  • 23/02, às 19h
    Bate-papo entre Petronio e a diretora e produtora Monique Gardenberg seguido da exibição das obras “American Landscapes” e “Are You Lonesome Tonight”.
    Onde: YouTube da Cia. dos Atores
  • 24 e 25/02, das 13h às 16h
    Oficina Stephen Petronio
    Onde: Zoom
    Inscrições até 22/02: neste link
    Vagas limitadas
Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend